Já ouviu falar dos planos de subscrição da BMW, que basicamente limitam o uso de várias funcionalidades já existentes do seu automóvel, atrás de um pagamento mensal ou anual? Como é o exemplo dos bancos aquecidos, que claro está, já têm todo o hardware necessário, no carro, para funcionar, desde o momento em que o comprou?
É feio? Sim, sem dúvida, mas é algo que vai começar a ficar mais comum, à medida que mais e mais fabricantes tentam diversificar as suas fontes de rendimento.
Aliás, no caso dos relógios, já existe uma fabricante a tentar fazer das suas… A mobvoi! O nome não lhe é estranho? É provável que não, visto que estamos a falar da fabricante de relógios inteligentes amigos da carteira TicWatch.
Vamos saber mais?
As subscrições estão a chegar aos relógios! É um pesadelo!
Portanto, consegue imaginar uma situação em que comprou um novo smartwatch, algo como o Samsung Galaxy Watch 5, Google Pixel Watch, ou Apple Watch, que por si só já não são mesmo nada baratos, mas quando o liga, repara que algumas das funcionalidades estão bloqueadas, e que para lhes aceder, tem de pagar uma mensalidade? É exatamente isso que já começou a acontecer.
Afinal de contas, a já mencionada Mobvoi, lançou uma nova atualização com novas funcionalidades de monitorização de sono, que claro está, estão bloqueadas através de uma subscrição mensal. Quer ter acesso? É simples! São 2.99€ por mês. Isto se fizer já a subscrição, caso contrário, a coisa sobe para os 4.99€.
Isto é ganância, ou as coisas estão mesmo a ficar complicadas para as fabricantes?
Ter acesso a dados de saúde, verificados e fidedignos, é difícil. Afinal, ter a aprovação das autoridades reguladoras de aparelhos focados nestes mesmo campo, é caro, e trabalhoso. Aprovações e certificações caras, que apesar de importantes, estão a ter o seu custo passado para os clientes.
Neste caso da Mobvoi, estamos a falar dos dados relativos à qualidade do sono, monitorização da frequência cardíaca, e claro, nível de oxigénio do sangue.
Qual é a solução para o problema?
Antes de mais nada, antes do lançamento deste tipo de sistema, é necessário ver as fabricantes a explicar o porquê. Além disso, é preciso ver uma queda nos preços dos produtos.
Não vou pagar o mesmo, ou mais, por um produto que tem uma mensalidade obrigatória dentro do pacote. Isso não faz o menor sentido! Sendo exatamente por isso que é preciso relembrar que quem manda… Somos nós! Se os consumidores não aderirem a este tipo de estratégia, a mesma vai ser obviamente abandonada. É igual com os smartphones… Se não comprar um iPhone a 1500€, então, é provável que a Apple opte por não lançar um iPhone a 1500€. Mas, claro, esse comboio já passou, e já ninguém o apanha.
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