A NVIDIA está a todo o gás desde que a AMD começou a dar os primeiros indícios de que a sua arquitetura RDNA 2 tinha mesmo armas para rivalizar com as famosas placas gráficas RTX 30 baseadas na arquitetura Ampere.
Por isso, este ano vamos ainda ter o lançamento da RTX 3060 Ti no dia 2 de Dezembro, com a chegada da RTX 3060 ‘normal’ em Janeiro. E claro, pelos vistos, vamos ter o lançamento dos primeiros GPUs mobile baseados na arquitetura Ampere na primeira metade do próximo ano, com muitos especialistas a apontar para os primeiros meses de 2021.
Curiosamente, parece que o GPU Ampere ‘mobile’ mais poderoso vai ser capaz de rivalizar com a RTX 2080 Super. (Not bad!)
As RTX 30 mobile chegam ao mercado na primeira metade de 2021!
Portanto, segundo o reputado WCCFTech, a NVIDIA já está a preparar os primeiros GPUs Ampere mobile. Aliás, temos um slide a mencionar o lançamento das RTX 3080 e RTX 3070 Mobile já em Janeiro, com a RTX 3060 Mobile a chegar algumas semanas depois, em Fevereiro.
Entretanto, no mesmo slide, podemos também ver como é que estas peças mobile se portam em relação às placas gráficas dedicadas da geração passada. Afinal de contas, não podemos estar à espera que um GPU mobile seja capaz de oferecer a mesma performance que uma placa dedicada… Temos de ter em conta o consumo energético de um portátil, e também o calor gerado por um componente deste tipo.
Ainda assim, ao que tudo indica, a RTX 3080 mobile vai ser capaz de oferecer uma performance em jogo muito similar à RTX 2080 Super. Ou seja, este GPU mobile vai ser capaz de oferecer mais ou menos a mesma performance de uma RTX 3060 Ti. Entretanto, a RTX 3070 Mobile deverá oferecer a performance de uma RTX 2070 Super. Isto enquanto a RTX 3060 Mobile fica pela performance das RTX 2060 Super / RTX 2070.
Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!