Caso não saiba, da mesma forma que a NVIDIA lança versões proprietárias das suas placas gráficas GeForce RTX, como é o caso da Founders Edition, a AMD também faz exatamente o mesmo. Mas, claro está, da mesma forma que as versões da NVIDIA não chegam cá, as versões da AMD também não chegam.
Isto significa que apesar do lançamento no próximo mês de Dezembro, com placas gráficas Radeon RX 7900 XT e 7900 XTX a chegarem às prateleiras, de forma oficial, no dia 13 de Dezembro… A verdade é que as versões da ASUS, Sapphire, etc… Só chegam às prateleiras 1~2 semanas depois, ou seja, mesmo na altura do Natal.
As Radeon RX 7900 a sério só chegam no final de Dezembro
Portanto, caso não saiba, as novas RX 7900 XT e 7900 XTX, de 899$ e 999$, respetivamente, chegam ao mercado no dia 13 de Dezembro, tendo sido já anunciadas no início de Novembro. Estamos a falar das placas gráficas que estão a ser a grande razão pela qual a recentemente lançada RTX 4080 não está a vender.
No entanto, estas primeiras placas gráficas vão ser baseadas num design de referência, próprio da AMD. Designs que não chegam a todos os mercados, muito menos a este país à beira mal plantado, que é Portugal.
As placas gráficas que realmente vamos conseguir comprar, e que realmente queremos comprar, porque normalmente têm frequências superiores, e soluções de refrigeração mais avançadas, apenas chegam ao mercado 1 semana, ou no pior dos casos, 2 semanas após o lançamento de dia 13. Ou seja, isto significa que algumas placas poderão chegar às lojas no dia 27 de Novembro… Mesmo na altura do Natal.
Uma má notícia, se porventura estava a pensar comprar uma RX 7900 ainda durante este ano de 2022. Mas calma, nem tudo é mau! Segundo a AMD, o stock inicial é bastante superior ao da NVIDIA, relativamente às RTX 4080 e 4090.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!