Todos fazemos asneiras com os nossos equipamentos. Sobretudo quando não os conhecemos tão bem. Dito isto e uma vez que os routers têm tantas caracterÃsticas acabam, muitas das vezes, por ficar mal configurados. Assim vamos dizer-lhe quais as quatro piores coisas que pode fazer com o seu router Wi-Fi. Isto para que as possa resolver rapidamente!
As quatro piores coisas que pode fazer no seu router Wi-Fi!
Ter uma rede Wi-Fi aberta
Eventualmente ficariam surpreendidos com a quantidade de pessoas que têm uma rede Wi-Fi aberta. É que são bem mais do que aquilo que possa pensar. Mas isto é um dos piores erros que pode cometer. De facto, é um pesadelo de segurança! Qualquer pessoa suficientemente próxima para se ligar à sua rede Wi-Fi é livre de a utilizar da forma que quiser, incluindo usá-la para atividades ilegais. Também podem aceder aos seus dispositivos. Escusado será dizer que se alguma coisa menos correta for feita na sua rede, o culpado será o dono do router que tem a conta associada ao operador e não os outros.
Abrir portas
Quando está a ter dificuldade para colocar algum serviço a funcionar corretamente, é fácil ficar frustrado e abrir algumas portas para que não haja dificuldades. Em alguns casos chegamos a abrir todas as portas para um determinado IP. No entanto isto é um grande erro.
De facto, deve abrir apenas as portas exatas de que necessita, tais como uma porta especÃfica para um servidor de jogos alojado localmente. A abertura de mais portas expõe completamente a sua rede doméstica à Internet.
Assim tenha muito cuidado!
Colocar Dispositivos na DMZ
Alguns routers permitem colocar dispositivos na “DMZ”, que significa “zona desmilitarizada”. É na prática uma terra de ninguém onde nenhuma das caracterÃsticas de segurança do seu router será aplicada. Na prática é como deixar o cofre de um banco aberto para quem lá quiser entrar sem qualquer controlo.
A menos que tenha uma razão muito especÃfica para utilizar o DMZ, não o faça. Especialmente se for o seu computador ou outro dispositivo que retenha informação pessoal, como um NAS.
Ativar a Administração Remota
Quer se chame “Administração Remota”, “Acesso Remoto” ou “Gestão Remota”, por defeito, o painel de administração do seu router deve estar acessÃvel apenas à rede local. Ou seja, a quem está ligado a ela por cabo ou por Wi-Fi.
Se ativar o acesso remoto, isso significa que qualquer pessoa que se ligue ao seu endereço IP externo será capaz de aceder ao login do seu router. Aà podem gerar o caos.
Receba as notÃcias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!