As penta-câmaras do Nokia 9 vão chegar à Xiaomi

A Light que é uma empresa conhecida por criar câmaras com múltiplos sensores para smartphones, anunciou uma nova parceria com o fabricante chinês de smartphones Xiaomi. Isto significa que, no futuro, teremos um smartphone da Xiaomi com tecnologia Light. Dito de outra forma, é muito provável que as penta-câmaras que se estrearam no topo-de-gama da Nokia, cheguem também aos smartphones da Xiaomi.

A light não fabrica sensores mas faz com que eles funcionem juntos. Esta empresa vai também ligar os sensores das câmaras quando esta tecnologia chegar à Xiaomi. 

É importante destacarmos que a Light não fabrica sensores. O que faz passa pela criação de um software que permite que todos os sensores trabalhem juntos. De facto, a dificuldade nos smartphones com várias câmaras não está na colocação das câmaras. Isso é so arranjar espaço. O difícil é fazer com que todas elas trabalhem em conjunto para criarem algo coeso. Este feito é chamado de fotografia computacional.

Entretanto e apesar desta revelação interessante, nem a Light nem a Xiaomi revelaram a data em que veremos o resultado desta parceria. Tendo em conta que esta parceria está a ser anunciada agora, os produtos finais só deverão chegar ao público no final deste ano ou no início de 2020.

Qualquer que seja o smartphone deverá ter uma enorme potência ao nível da fotografia.

Entretanto o preço deverá ser mais baixo que outros equipamentos semelhantes, a julgar pela estratégia global da Xiaomi.

Já que se falou em penta-câmaras vamos olhar o modelo lançado pela Nokia e que disponibiliza o mesmo sistema da Light.

O Nokia 9 PureView possui cinco câmaras na parte traseira. As cinco têm lentes Carl Zeiss e sensores de 12MP. Dois dos sensores capturam fotos coloridas, enquanto os outros três são monocromáticos e ajudam na profundidade, contraste e exposição.

Todas as imagens capturadas com o Nokia 9 PureView são obtidas em HDR. Entretanto, o Nokia 9 cria imagens com exposição ajustável, mas também com vários graus de bokeh ajustável.

Será mais ou menos isto que devem ter na aposta da Xiaomi.

Siga a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal.

Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!

Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também