As pendrives são dispositivos práticos para transferir ficheiros. Provavelmente tem várias. Mas sabe que todas elas estão a colocar os seus dados em risco. Veja porquê.
Quando foi a última vez que comprou uma pendrive? Se está a utilizar uma que recebeu como promoção de uma empresa, provavelmente foi a mais barata em que conseguiram colocar o seu logótipo. As pendrives baratas são normalmente fabricadas com os chips rejeitados que são utilizados nos cartões SD e noutros dispositivos de armazenamento flash, pelo que é uma péssima ideia colocar algo importante nelas, especialmente se for a sua única cópia.
Para além das coisas que podem tornar a sua pendrive num problema, o armazenamento flash que utilizam tem uma data de validade. Mesmo que tenha comprado uma pen USB de uma marca conceituada, se tiver mais do que alguns anos, é provável que não esteja em muito bom estado. O armazenamento flash que não se utiliza regularmente pode ficar corrompido à medida que a carga eléctrica se desvanece. Tudo enquanto o armazenamento flash utilizado em demasia acaba por deixar de funcionar corretamente. Os chips de armazenamento flash só podem ler/escrever dados um determinado número de vezes de forma fiável, por vezes tão baixo como 10.000 ciclos.
As pendrives são vectores de malware
Lembra-se sequer de onde vieram originalmente as suas pendrives? Os burlões deixam pendrives carregadas com malware em locais públicos, esperando que alguém as encontre e as ligue, infectando o seu computador. Isto pode-se direcionar para pessoas ou empresas específicas, por exemplo, deixando uma pen USB com o logótipo da empresa na receção e esperando que um funcionário a utilize inadvertidamente.
Isto não é apenas teórico. O famoso vírus Stuxnet, que sabotou com sucesso as instalações nucleares do Irão, foi propagado através de pens USB, avançando lentamente para os seus alvos à medida que os utilizadores incautos ligavam e desligavam as suas pendrives em diferentes computadores.
Compre armazenamento de alta qualidade
Se atualmente só tem uma cópia dos seus dados importantes numa pendrive, faça imediatamente uma cópia de segurança. Pode parecer alarmista, até perder as suas fotografias de família ou ter de refazer um trabalho importante que se perdeu numa pendrive de má qualidade guardada na gaveta da sua secretária.
As pendrives não foram concebidas para armazenamento de dados a longo prazo. Assim só se devem utilizar para guardar temporariamente dados para os transferir para outro computador. Deve manter os seus dados importantes nos seus computadores ou tablets. Também em armazenamento dedicado de longo prazo, como discos rígidos. Ao mesmo tempo faça uma cópia de segurança num disco rígido externo e na cloud. Assim estará muito mais seguro.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!