Ontem, a Intel revelou vários detalhes acerca da suas próximas arquiteturas para CPU e GPUs, para uma audiência de ilustres personalidades.
Pois bem, o site VideoCardz teve acesso a alguma desta informação! Nomeadamente, a nova geração de placas gráficas integradas ‘Gen11’, que é no fundo, o primeiro grande salto na performance, desde a arquitetura ‘Gen9’, agora com 4 anos de idade.
De acordo com a Intel, a arquitetura ‘Gen11’ irá ser capaz de alcançar o 1 TFLOP/s, que está na mesma liga que a AMD Radeon Vega 8, capaz de 1.12 TFLOP/s. Para quem não sabe, o iGPU Radeon Vega 8, faz parte do APU AMD Ryzen 3 2200G.
Contudo, é preciso ter em conta que a performance computacional não é tudo! E por isso, a Intel afirmou que esta nova arquitetura irá suportar renderização ‘Tile-Based’. (Um método muito popular na indústria, que chegou ao mercado pela mão da arquitetura NVIDIA ‘Pascal’)
Além disto, também irá existir um redesign das interfaces FPU, suporte a ‘half-precision FP16’, stream de compressão capaz de suportar ecrãs 5K e 8K, bem como ecrãs com taxas de sincronização adaptativas.
Estas novas placas gráficas integradas deverão chegar ao mercado já no próximo ano, quando os processadores Intel ‘Ice Lake’, produzidos com o processo de 10nm, forem lançados oficialmente no mercado de consumo tradicional.
Intel Sunny Cove – Finalmente uma arquitetura para acabar com a AMD!
Intel Sunny Cove – Pela primeira vez, em vários anos, parece que a Intel está focada no aumento do IPC dos seus processadores! – (Instruções Por Clock). No fundo, mudanças arquiteturais, permitirão executar mais instruções em paralelo por cada ciclo de processamento. Além disto, as tarefas Single-Thread vão também ser mais rápidas.
A olhar já para 2019, a Intel revelou a sua arquitetura Sunny Cove! A nova geração de CPUs que irão ser produzidos pelo processo de 10nm. E que tem como objetivo máximo, um aumento bastante significativo no IPC!
Para melhorar a performance, esta nova arquitetura traz suporte a instruções AVX-512. Similarmente, operações vetoriais aceleradas irão aumentar imenso a velocidade das redes neurais. Bem como dar uma mãozinha na encriptação e compressão de ficheiros.
Clique aqui para ler mais!
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!