Como deve saber, a AMD já está a apostar tudo na sua nova arquitetura gráfica (RDNA 3), esquecendo um pouco a atual crise de placas gráficas, e completa saturação das linhas de 7nm da TSMC.
Afinal de contas, a AMD produz tudo nestas linhas, desde processadores, a APUs para consolas, e até GPUs para a sua atual gama de placas gráficas. Assim, como a TSMC não consegue fazer melhor que isto, está na hora de olhar para o futuro.
Bem, na próxima geração de placas, a AMD não vai apenas apostar em linhas diferentes para as suas novas placas gráficas, para garantir bom stock. Vai também implementar tecnologias inovadoras, que podem muito bem mudar o jogo e meter a NVIDIA em xeque.
As novas placas gráficas da AMD vão ser BRUTAIS
Portanto, como já deve ter percebido, a AMD está pronta para a guerra com a NVIDIA! Ao fim ao cabo, a arquitetura RDNA 3 vai trazer um design MCM (Multi-Chip Module), um novo processo de produção (dividido entre os 6nm e 5nm da TSMC), e ao que tudo indica, a nova tecnologia 3D Infinity Cache.
Quem o afirma é o muito conhecido Greymon55, um dos ‘leakers’ mais famosos quando o tema é a AMD. Estamos a falar de 256MB de cache por cada chiplet, ou seja, no caso do GPU topo de gama, estamos a falar de 512MB de Infinity Cache, empilhada diretamente em cima das dies, responsável pela comunicação super rápida entre os chiplets.
Curiosamente, a Infinity Cache também deverá marcar presença na próxima gama de processadores AMD Ryzen 6000. Sendo na verdade a tecnologia 3D V-Cache que tivemos a oportunidade de ver na CES 2021. Ou seja, uma grande quantidade de memória cache empilhada logo em cima da já existente cache L3. Esta “brincadeira” segundo o que a AMD afirma, vai aumentar a performance da arquitetura Zen 3 em mais ou menos 15%.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!