As novas NVIDIA RTX 3000 vão levar o Ray Tracing a todas as carteiras

Os rumores acerca das novas placas gráficas da NVIDIA começaram a ganhar algum fulgor na indústria, especialmente depois da AMD ter impressionado com os GPUs que desenvolveu para as consolas de nova geração, demonstrando um pouco do potencial da sua arquitetura RDNA2 baseada no processo de produção de 7nm da TSMC.

Por isso, parece que a NVIDIA ordenou aos departamentos de marketing uma espécie de ‘Leaky campaign’, de forma a que as informações acerca da próxima geração começassem aos poucos a chegar às nossas mãos. Pois bem, dito tudo isto, segundo o sabemos até agora, se por acaso decidiu apostar nas ‘Super’ ao comprar uma RTX 2070 Super ou RTX 2080 Super... Tudo indica que sua placa gráfica não irá envelhecer muito bem.



As novas NVIDIA RTX 3000 vão levar o Ray Tracing a todas as carteiras

NVIDIA Ampere

Portanto, apesar de já termos visto vários rumores e leaks acerca de um aumento significativo na performance. Ainda não é claro como é que tudo isto se irá refletir na performance do Ray Tracing, a tecnologia com mais hype da indústria desde que a NVIDIA apresentou as RTX 2000 em 2018.

Pois bem, apesar de todas as potencialidades da tecnologia, a verdade é que o seu suporte ainda é muito fraco… Muito graças à falta de poder das atuais placas. Em suma, se quer Ray Tracing a sério tem de ter uma RTX 2080 Super ou RTX 2080 Ti, e essas placas não são muito amigas das carteiras ou contas bancárias dos utilizadores. E mesmo nestas placas, o custo do uso da tecnologia é ainda muito pesado para a performance geral dos jogos com suporte ao famoso RTX.

Contudo, com a nova geração de placas, parece que o preço para a utilização da tecnologia irá baixar bastante… Ou seja, a NVIDIA tem agora o objetivo de levar o Ray tracing às massas! Ao aumentar a performance Ray-Tracing 4x em relação às placas atuais. Isto ao mesmo tempo que pretende matar a velhinha marca GTX, para apostar apenas e só em placas RTX.

Entretanto, é provável que fiquemos a saber mais algumas novidades no evento de dia 14 de Maio. Onde o CEO Jen-Hsun irá subir ao palco virtual para apresentar algumas coisas bastante interessantes. Afinal de contas, foi o próprio que disse “Get Amped”!

Caso não saiba, parece que a arquitetura Turing é tão poderosa, que irá servir como base para os novos produtos Gaming, mas também dos produtos Profissionais. Ou seja, ao contrário do ano passado, em que a NVIDIA lançou as arquiteturas Volta e Turing, em 2020 a aposta será apenas e só na arquitetura Ampere.

Para finalizar este artigo, vou apenas dizer que os ‘leaks’ e rumores apostam numa RTX 3060 com a mesma performance gráfica de uma RTX 2080 Ti! O que claro está, inclui a performance Ray-Tracing! Mas enquanto as coisas não forem confirmadas, tudo isto não passa de especulação.


As novas NVIDIA RTX 3000 vão levar o Ray Tracing a todas as carteiras – Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.

Siga a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal.

Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!

Nuno Miguel Oliveira
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Leia também