O Google Chrome tem uma funcionalidade de Verificação de Segurança, que é executada em segundo plano no Windows 11 (e no Windows 10) para monitorizar as palavra-passes, as extensões, as definições de navegação e outras funcionalidades. Também tem uma nova funcionalidade que avisa quando um site está a enviar spam para as notificações do Chrome.
Há mais bloqueios a chegarem às notificações do Chrome!
Assim verá um novo aviso no menu do Chrome quando um site ou aplicação de redes sociais enviar demasiadas notificações, especialmente se não estiver a interagir com eles. Graças à Verificação de segurança, o Chrome avisa quando um Web site com acesso às notificações push do Windows 11 (e do Windows 10) envia demasiados alertas numa semana.
Se clicar nesse aviso, será levado para uma página onde pode optar por bloquear estas notificações. Como mostrado na captura de ecrã abaixo, o browser mostra diretamente o alerta “encontrou 1 site com muitas notificações” no menu. Não é claro quando é que a Google começou a lançar este alerta para os utilizadores, mas o site Windows Latest detectou-o durante o fim de semana.
Entretanto pode ignorar o aviso do Chrome ou clicar em “Bloquear tudo” para bloquear todos os Web sites que enviam demasiadas notificações push. Se pretender bloquear Web sites específicos, clique no botão de bloqueio junto ao respetivo nome.
Entretanto o Chrome também tem uma secção que lista as ações que tomou até agora, incluindo a revogação de permissões de localização.
Esta melhoria faz parte de uma atualização maior da Verificação de segurança. Também pode interromper determinadas permissões para sites que não visita há muito tempo, como o acesso ao seu microfone ou localização.
De acordo com a documentação da Google, a Verificação de Segurança também ajuda a manter os dados seguros noutras ocasiões.
Alertar sobre palavras-passe comprometidas: Se as suas palavras-passe guardadas foram expostas numa violação de dados, o Chrome avisa-o.
Promovendo a navegação segura: O Chrome lembra-o de verificar as suas definições para se manter a salvo de malware e burlas.
Incentivar actualizações: O Chrome sugere a atualização do navegador para garantir que tem as funcionalidades de segurança mais recentes.
Gerir permissões de sites não utilizadas: O Chrome remove automaticamente as permissões dos sites que já não visita.
Verificar extensões: O Chrome alerta-o para add-ons que podem não ser seguros.
Para utilizar a Verificação de segurança no Windows e no Mac, abra o Chrome, clique no canto superior direito onde diz “Mais organização”, aceda a Definições e seleccione “Privacidade e segurança”.
Para além de bloquear as notificações, o Google Chrome tem outra funcionalidade interessante. Assim permite pré-visualizar a câmara e o dispositivo de áudio antes de dar acesso aos sites.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!