As motherboards modernas são bem mais evoluÃdas, robustas e inteligentes, em comparação a um antigamente que na verdade não está assim tão longe. Por isso, são capazes de oferecer mais controlo aos utilizadores, mas também à s próprias fabricantes. Dito isto, as boards mais recentes são capazes de adaptar a voltagem do CPU, de acordo com a potência que é necessária em dado momento.
Contudo, parece que algumas fabricantes estão a pegar nesta funcionalidade para tentar oferecer uma maior performance a curto prazo, mas que infelizmente poderá resultar num autêntico ‘fritanço’ do CPU a médio/longo prazo.
As motherboards AMD AM4 podem estar a ‘fritar’ CPUs
Portanto, parece que algumas fabricantes de motherboards AMD AM4 estão a influenciar alguns dos valores ‘chave’ dos seus produtos, de forma a conseguir oferecer mais energia ao processador.
Ou seja, de forma muito resumida, a motherboard está a oferecer mais energia ao CPU, para este oferecer mais performance do que aquilo que seria de esperar! O que lá está, poderá ter impacto na durabilidade do componente, visto que este poderá ficar a funcionar fora das suas especificações durante demasiado tempo.
Por exemplo, o Ryzen 7 3700X tem um TDP de 65W, e um power limit de 88W. No entanto, existem boards capazes de meter este processador no power limit efetivo de ~147W. Esta telemetria manipulada dá mais performance, mas pode diminuir significativamente o tempo de vida do seu CPU.
Dito tudo isto, esta estratégia é possÃvel porque a AMD o permite, aliás, está tudo no código que dá vida as motherboards AM4. Contudo, se por acaso quer saber se tem uma destas motherboards, o HWInfo vai começar a reportar um novo campo denominado de ‘Power Reporting Deviation‘, onde deverá ver 100.0% se a sua board estiver dentro das especificações, ou menos de 100% se por acaso este efeito estiver a acontecer na sua máquina.
Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.
Receba as notÃcias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!