As motherboards AMD AM4 podem estar a ‘fritar’ CPUs

As motherboards modernas são bem mais evoluídas, robustas e inteligentes, em comparação a um antigamente que na verdade não está assim tão longe. Por isso, são capazes de oferecer mais controlo aos utilizadores, mas também às próprias fabricantes. Dito isto, as boards mais recentes são capazes de adaptar a voltagem do CPU, de acordo com a potência que é necessária em dado momento.

Contudo, parece que algumas fabricantes estão a pegar nesta funcionalidade para tentar oferecer uma maior performance a curto prazo, mas que infelizmente poderá resultar num autêntico ‘fritanço’ do CPU a médio/longo prazo.



As motherboards AMD AM4 podem estar a ‘fritar’ CPUs

Motherboard, AM4, AMD, Ryzen

Portanto, parece que algumas fabricantes de motherboards AMD AM4 estão a influenciar alguns dos valores ‘chave’ dos seus produtos, de forma a conseguir oferecer mais energia ao processador.

Ou seja, de forma muito resumida, a motherboard está a oferecer mais energia ao CPU, para este oferecer mais performance do que aquilo que seria de esperar! O que lá está, poderá ter impacto na durabilidade do componente, visto que este poderá ficar a funcionar fora das suas especificações durante demasiado tempo.

Por exemplo, o Ryzen 7 3700X tem um TDP de 65W, e um power limit de 88W. No entanto, existem boards capazes de meter este processador no power limit efetivo de ~147W. Esta telemetria manipulada dá mais performance, mas pode diminuir significativamente o tempo de vida do seu CPU.

Dito tudo isto, esta estratégia é possível porque a AMD o permite, aliás, está tudo no código que dá vida as motherboards AM4. Contudo, se por acaso quer saber se tem uma destas motherboards, o HWInfo vai começar a reportar um novo campo denominado de ‘Power Reporting Deviation‘, onde deverá ver 100.0% se a sua board estiver dentro das especificações, ou menos de 100% se por acaso este efeito estiver a acontecer na sua máquina.


Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.

Siga a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal.

Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!

Nuno Miguel Oliveira
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Leia também