Caso já não se lembre, em 2020, a NVIDIA decidiu introduzir um novo tipo de conector de alimentação, na altura do lançamento das primeiras RTX 30 Founders Edition. Algo, que verdade seja dita, foi um tema controverso, visto que nenhuma das grandes fabricantes de fontes suportava o novo formato, e pelos vistos, nunca tiveram grandes planos para o fazer. (Foi lançado um adaptador… Mas quer mesmo usar um adaptador para alimentar uma placa gráfica de 1000~2000€?)
No entanto, apesar de tudo o que foi dito em 2020, o novo conector é basicamente um novo padrão, tendo sido largamente acete pelo PCI-SIG. Por isso, inevitavelmente, no futuro, vai ser assim que vamos alimentar todas as placas gráficas, isto mesmo que existam algumas alterações ao design original.
As fontes de alimentação vão mudar. A culpa é da NVIDIA!
Portanto, o conetor em questão é o 12VHPWR (12 de energia + 4 pinos ‘sense’), capaz de fornecer cerca de 600W de energia através de um único cabo.
Entretanto, ao que tudo indica, as versões mais recentes do conector são agora capazes de operar em uma de duas maneiras.
Ou seja, se os conectores ‘sense’ não estiverem ligados, a fonte de alimentação fica autorizada a enviar ‘apenas’ um máximo de 450W para a placa gráfica. Caso contrário, se os pinos ‘sense’ estiverem ligados, a fonte pode enviar a totalidade dos 600W, sem qualquer problema, o que em conjunto com a entrada PCIe, significa 675W no total para a placa gráfica em questão.
Se isto é suficiente para a nova geração de placas gráficas? Ainda é cedo para dizer (os primeiros rumores parecem apontar para um redondo não!), mas a ideia original seria essa, utilizar apenas um cabo para alimentar todas as placas gráficas do mercado.
Em suma, o melhor é mesmo ver o que isto vai dar, e talvez preparar-se para mudar de fonte de alimentação. Não só por causa dos novos conectores, mas sim porque as RTX 40 e Radeon RX 7000 prometem ser umas ‘esfomeadas’.
Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Que fonte tem no seu PC? Partilhe connosco a sua opinião acerca deste tema.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!