A PlayStation 5 Pro continua a dar muito que falar no mundo dos videojogos, o que claro está, significa que os jogadores ainda não percebem a necessidade de pedir qualquer coisa como 800€ por uma consola que nem sequer tem um leitor Blu-Ray.
Mas, para perceber o objetivo da Sony com esta consola de mid-gen, é também necessário olhar para trás. Talvez ainda não tenha percebido, mas o foco das grandes empresas neste mercado está cada vez mais nos detalhes visuais, na performance pura e dura, o que claro está, significa que a alma daquilo que é uma consola se vai perder aos poucos.
Vamos por partes.
As consolas são cada vez mais um PC… Se calhar é má ideia!
Portanto, para ter uma ideia daquilo que é uma consola moderna, talvez faça sentido olhar para todos os esforços da Sony neste mercado, porque desta forma podemos não só perceber como é que uma empresa chega do nada e tem sucesso, mas também como é que o consegue (ou não) manter.
Dito tudo isto, a PlayStation 1 chegou ao mercado em 1994 no Japão e 1995 no resto do mundo, depois de uma parceria falhada entre a Nintendo e a Sony. Sim, caso não saiba, a primeira consola PlayStation aparece graças a uma rutura de relações entre estas duas empresas. O seu preço era de 299 dólares.
Alguns anos depois, em 2001, tivemos o lançamento da sequela, a PlayStation 2, a custar 90 mil escudos (449 euros).
A PlayStation 2 teve um início de vida lento, mas após muitas escolhas boas por parte da Sony, rapidamente se transformou em uma das consolas mais bem sucedidas do mercado até à data.
Entretanto, depois da PlayStation 2 tivemos a PlayStation 3 em 2006, a primeira consola da Sony que começou a “abusar” no preço, o que na altura se deveu a algumas inovações técnicas por parte da gigante Japonesa.
A versão mais barata da PS3 em Portugal custava 599€!
Algo que ajudou ao facto de esta consola ter sido muito provavelmente a que teve vida mais difícil no mercado na história da Sony.
A juntar ao preço absurdo, tivemos ainda forte concorrência no lado da Microsoft com a sua Xbox 360, isto sem nunca esquecer as fortes críticas da indústria relativamente à sua complexidade de desenvolvimento.
Ao aparecer significativamente mais barata passados 6 ou 7 anos, a PlayStation 4 (399€) foi a primeira admissão de erro a sério por parte da Sony.
Foi uma consola muito mais simpática para as equipas de desenvolvimento de jogos, aproveitou várias falhas cometidas no lado da Microsoft, e como tal, foi um sucesso que ainda hoje se mantém vivo.
Esta foi também a primeira vez que a Sony lançou uma consola Pro!
Porém, aqui, a Sony optou por baixar o preço da PS4 para 299€, enquanto a PS4 Pro se encaixou nos 399€.
Por fim, temos a PlayStation 5, que chegou numa altura extremamente estranha, pandémica, e como tal, foi um caso sério de sucesso mundial. Aliás, nem existiam unidades suficientes para toda a procura.
A consola nunca foi barata, e até aumentou ao longo do seu ciclo de vida. Ainda assim, o seu preço inicial foi de 399€ para a versão digital e 499€ para a versão com leitor Blu-Ray. Algo considerado normal, especialmente quando se tinha em conta todas as evoluções técnicas da consola na altura.
Agora temos a PlayStation 5 Pro, a 799€ na sua versão sem leitor Blu-Ray, o que significa uma duplicação do preço face à versão da PS5 mais barata de 2020. É muito dinheiro por uma consola que traz alguns benefícios, mas que ao mesmo tempo vai contra aquilo que é e deve ser o mundo das consolas.
Uma consola deve ser simples!
A ideia de uma consola é conseguir oferecer um bom nível de performance, num corpo compacto. Isto sem nunca esquecer a capacidade de se encaixar em qualquer sala ou quarto, a um preço que faça sentido.
Uma consola pode, mas não deve, ir atrás de pequenos detalhes que apenas chamam a atenção aos entusiastas.
Feliz ou infelizmente, a PS5 Pro troca a filosofia antiga do mundo das consolas, para ir atrás do nicho entusiasta. Ou seja, pelo menos na minha opinião, apostar em Ray-Tracing, e tecnologia similares, é algo ainda muito reservado para os entusiastas que costumam prefirir o PC à consola. Aliás, são entusiastas que muito provavelmente vão continuar a preferir o PC à consola, especialmente a este preço.
Por isso, por em causa o preço de um produto como é uma consola de sala… Para ir atrás de efeitos visuais que a grande maioria dos consumidores nem percebe que estão lá. Pode ser um erro crasso.
Será que a PS5 Pro vai vender?
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