Já andamos a ouvir falar de Inteligência Artificial há muitos e bons anos, especialmente no mundo dos smartphones. Mas, ao que tudo indica, com a explosão do ChatGPT, só agora é que os consumidores estão a perceber o que realmente significa ter a ajuda da IA no nosso dia-a-dia.
Dito tudo isto, consegue imaginar uma rede social baseada em IA? Pois bem, ao que tudo indica, os cofundadores originais do Instagram estão de volta à indústria, desta vez com a rede social Artifact, que parece ter o grande objetivo de ter um feed de notícias controlado por IA.
Ou seja, apenas vai aparecer no feed, aquilo que a app achar que você realmente quer ver.
Artifact: Uma rede social baseada em Inteligência Artificial
Portanto, estamos a falar do novo projeto de Kevin Systrom e Mike Krieger, os cofundadores da super popular rede social Instagram, que agora parecem estar a tentar convergir aprendizagem máquina com notícias.
A ideia é simples, a app vai aprender com o seu uso diário, percebendo que tipo de assuntos gosta de ler e saber mais. Depois de uma primeira fase, a própria rede social vai começar a experimentar algum conteúdo, para ver como você, o utilizador, reage. Curiosamente, após estes primeiros passos, vai ser possível comunicar com outras pessoas, que claro, têm gostos parecidos com o seu.
Será este o futuro das redes sociais?
Talvez, mas a verdade é que ainda falta algum tempo para o lançamento oficial. Aliás, se quiser ter um ‘gostinho’ da coisa, vai mesmo ter de se inscrever numa lista de espera, para tentar fazer parte do teste beta.
Em suma, o IA chegou finalmente em força. Agora é tentar perceber como é que a tecnologia pode ser integrada em muito daquilo que já fazemos no nosso dia-a-dia. Sem pressas.