As baterias de 12 volts debaixo do capô de qualquer carro a gasolina ou a gasóleo não duram para sempre. Sintomas como luzes do habitáculo ou faróis a piscar, arranque difícil ou corrosão intensa nos terminais apontam para uma bateria de automóvel fraca ou a morrer. E quando a bateria fica completamente sem energia, tudo se complica. Para resolver necessita de um bom conjunto de cabos e de um veículo doador equipado com uma bateria robusta de 12 volts. Mas será qualquer veículo? Ou seja, um veículo elétrico pode fazer arrancar um carro a gasolina?
Um veículo elétrico pode fazer arrancar um carro a gasolina?
Não vamos criar grande suspense. A resposta curta é não. Fazer arrancar um carro a gasolina com um veículo elétrico é uma péssima ideia. Os automóveis eléctricos continuam a ter uma bateria de 12 volts como os automóveis a gasolina, mas utilizam-na para um fim diferente.
Num automóvel a gasolina, a bateria fornece principalmente energia ao motor de arranque, consumindo cerca de 250 amperes de energia durante três segundos para ligar o motor. Mas num veículo elétrico, a bateria de 12 volts fornece energia principalmente ao computador de bordo, aos sistemas de diagnóstico e a outros acessórios, como o alarme e o fecho centralizado. Também liga a bateria de alta tensão que se encontra debaixo do chão.
Se tiver um carro a gasolina e a bateria ficar descarregada, é melhor fazer o arranque com um carro doador semelhante a gasolina do que com um VE. A bateria de 12 volts da maioria dos veículos eléctricos novos não consegue suportar as grandes correntes necessárias para arrancar um motor a gasolina, pelo que é melhor manter os carros eléctricos afastados dos cabos de arranque, mesmo em caso de emergência. Além disso, se o fizer, pode danificar os componentes eléctricos e anular a garantia do veículo elétrico.
Mas e se for ao contrário? E se a bateria de 12 volts de um veículo elétrico se descarregar?
É possível utilizar um veículo a gasolina para dar o arranque à bateria de 12 volts do veículo elétrico? A resposta é sim, e o processo é semelhante ao de um carro a gasolina. Certifique-se de que estaciona os veículos perto um do outro, mas sem os tocar. Pegue nos cabos de ligação, ligue o cabo vermelho positivo (+) ao terminal positivo (+) da bateria descarregada e ligue a outra extremidade ao terminal positivo (+) da bateria doadora.
Em seguida, ligue o cabo preto negativo (-) ao terminal negativo (-) da bateria doadora antes de ligar a outra extremidade a um ponto de ligação à terra negativo (-) da bateria descarregada. Ligue o veículo dador, deixe-o ao ralenti durante dois a cinco minutos e tente ligar o VE. O último passo é remover os cabos de ligação em ponte pela ordem inversa. Comece por desligar os cabos negativos antes dos positivos para evitar que os carros entrem em contacto com a terra ou em curto-circuito.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!