Ariel Nomad 2: Equipa motor 2.3Turbo do Ford Focus ST!

Com um mercado cada vez mais repleto de ofertas elétricas ou eletrificadas, eis que a Ariel decidiu trazer uma lufada de ar fresco para 2024. Esta pequena fabricante acabou de revelar a sua nova criação, agora com um foco ainda mais definido na robustez e potência.

Assim sendo, abram alas ao novo Ariel Nomad 2!

A empresa decidiu finalmente apresentar de forma oficial o seu novo off-roader ainda antes da sua estreia publica no Festival de Velocidade de Goodwood deste ano. Isto com um preço já anunciado, que infelizmente não é para todos (mais de 65.000€). Contudo, ao estilo da empresa, as reservas já se começaram a acumular, com mais de 80 clientes prontos a reservar o seu ainda antes de qualquer apresentação.

Tudo isto tem uma razão de acontecer.

Até porque apesar do novo Nomad 2 ser quase totalmente diferente em todos os detalhes, existe algo que não muda. O conceito original que criou o enorme sucesso para esta pequena empresa baseada em Somerset.

Ariel Nomad 2 arrecada agora nova motorização do Focus ST!

Portanto, para quem o comprar, o novo modelo vem equipado com o motor 2.3L turbo de quatro cilindros da Ford. Um motor até bastante afamado que circula já há algum tempo no mercado, aliás, chega a equipar o famoso Mustang.

Mas vamos aos números

A motorização é do Focus ST mas as potências vem em três preparações diferentes para preencher as necessidades dos entusiastas. Assim, tem disponível uma preparação com 260 cv e 370 nm de torque, 302 cv e 447 nm ou pode optar pela versão mais potente que eleva o motor aos 305 cv e 518 nm de binário.

Curiosamente, de momento para colocar toda esta potência no solo a empresa vai utiliza também a caixa manual H da Ford. Uma caixa padrão de seis velocidades que a empresa vai oferecer em conjunto com uma futura caixa sequencial de seis velocidades como opção.

Curiosidade, a Ariel decidiu optar pelo motor da Ford ao contrário do motor 2.4L Honda do Nomad 1, devido a ser mais fácil adquirir esta motorização. Ainda assim, o motor Honda “apenas” produzia 235 cv e 300 nm de binário, ou seja, a performance vai aumentar.

Em termos de aceleração o Nomad 1 já efetua os 0-100 km/h em apenas 3.4 segundos! Vamos esperar para saber o que esta oferta é capaz agora com ainda mais potência!

Hennessey Venom F5: teste causou acidente a 400 km/h!

A empresa decidiu mudar o “esqueleto” e garantir tubos mais grossos, reposicionando as laterais para garantir o acesso fácil ao carro.

Ficou mais pesado? Sim, mas pouco. Com pontos positivos a superar os negativos. Afinal as mudanças e tubos reforçados, garantem mais 60% de rigidez no chassi e o peso supostamente fica pelos 680 kg!

Em suma, graças a toda a potência extra o Nomad 2 equipa também novo sistema de travagem de disco de 288 mm do Atom e ABS em todas as versões. Além disto, para passar os regulamentos europeias a Ariel decidiu garantir o sistema de controlo de tração e estabilidade. Algo que garante à empresa vender até 1.000 unidades na Europa por ano.

Ademais, o que pensa sobre a pequena empresa Ariel? Já a conhecia? Partilhe a sua opinião connosco sobre a nova escolha de motor do Focus ST em baixo.

fonte

Ao seguir a Leak no Google Notícias está a ajudar-nos. Carregue aqui e depois em seguir.
Silvio José
Silvio José
Sempre gostei de tecnologia, e em tenra idade já sonhava em construir a minha Dream Machine. Alcançado esse sonho agora o objetivo é aprender mais e mais. A minha paixão em todo o tipo de tecnologia faz-me estar sempre alerta a todas as novidades.

Leia também