Ar Condicionado: Portátil ou Fixo? O que muda?

Estamos numa nova onda de calor, e no início do verão! Por isso, é muito provável que não se sinta bem em lado algum, à exceção de um qualquer sítio que tenha um ar condicionado ligado no máximo. O que significa isto? Bem, estamos na altura do ano em que mais se vendem aparelhos deste tipo.

Pois bem, que potência escolher? Que tipo de AC colocar? Fixo? Portátil? O que muda entre um aparelho fixo e um portátil? Bem, vamos por partes.

Ar Condicionado: Portátil ou Fixo? O que muda?

Portanto, numa altura em que está à rasca com o calor, é muito provável que olhe para um Ar Condicionado portátil com olhos gulosos. Afinal, são aparelhos mais baratos, e talvez mais importante que isso, que não obrigam a uma cara e chata montagem na sua casa.

O único senão, a olho nu, está mesmo na colocação do tubo de evacuação, que tem de ser posto numa janela, de forma a deixar sair o ar quente. (É também boa ideia manter o AC Portátil com algum espaço livro à sua volta, para garantir um funcionamento ideal).

Mas, existem outros problemas importantes!

Um AC portátil é realmente portátil?

Portanto, um aparelho portátil para refrigeração parece uma ideia tentadora, porque teoricamente pode levá-lo para qualquer divisão da casa. Porém, as coisas não são bem assim. Afinal, a necessidade de colocar um tubo virado para a rua (tamanho entre o 1M e 2M), assim como o cabo de alimentação, acabam por limitar um pouco o conceito de portabilidade. Além disso, temos também de falar do peso deste tipo de máquina, que por vezes pode até ultrapassar os 30 Kg.

Além disso, este tipo de AC também é menos eficiente. Ou seja, gasta muito mais energia elétrica. Estamos a falar de uma queda na eficiência de mais ou menos 50%, o que é substancial, se porventura quiser ter o aparelho ligado durante várias horas do dia.

O que também afeta a eficiência é o facto de ter de meter o tubo de evacuação em algum sítio virado para a rua, nomeadamente uma janela. Isto significa que a janela não vai estar fechada, e por isso mesmo, o ar quente vai continuar a entrar dentro da divisão. (Porém, existem modelos com adaptadores para conseguir fechar a janela, ou portada.)

Além de tudo isto, temos ainda o depósito de água proveniente da condensação, que claro está, tem de ser esvaziado. Num aparelho fixo (split), isto não é necessário, porque a instalação já tem isso em conta.

Outro problema é o ruído, e falta de potência. Ou seja, além de demorarem mais tempo a refrescar a sua casa, são também aparelhos barulhentos.

Conclusão

Muito resumidamente, opte por um Ar Condicionado portátil apenas e só se não tiver a possibilidade de instalar uma unidade fixa. Dito isto, se tiver de optar pelo aparelho portátil, informe-se, e tente meter as mãos num produto de qualidade, que seja mais eficiente e poderoso. (Mesmo que isso signifique pagar mais no ato da compra.)

Siga a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal.

Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!

Nuno Miguel Oliveira
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Leia também