Ar Condicionado: fique fresco sem pagar muito mais!

Com as temperaturas a aumentar o ar condicionado é algo essencial para a grande maioria das pessoas. No entanto é um aparelho que assusta muito o bolso dos portugueses. Ar condicionado é praticamente sinónimo de grandes contas da luz. No entanto isto nem sempre tem de ser verdade. De facto, é possível utilizar o Ar Condicionado sem pagar muito mais!

Ar Condicionado: fique fresco sem pagar muito mais!

Goste-se ou não a verdade é que o ar condicionado proporciona o alívio necessário para os dias de verão insuportáveis. Isto pode ser observado pelo facto de a refrigeração e o aquecimento representarem 40% do consumo de energia doméstica.

No entanto é possível continuar a utilizar o ar condicionado sem se preocupar com o aumento da fatura energética.

Tenha em atenção a temperatura

Sabia que pode poupar 10% se aumentar em 1 grau a temperatura do ar condicionado? Definir a temperatura para 16 ou 18 graus pode aumentar automaticamente a fatura do ar condicionado, porque terá de trabalhar mais tempo e com mais esforço para atingir uma temperatura mais baixa e mantê-la.

Quanto mais baixa for a temperatura do seu ar condicionado, mais tempo o sistema terá de funcionar, aumentando a sua fatura energética. A temperatura ideal do ar condicionado para não fazer disparar as contas ronda os 23 graus.

Utilize uma ventoinha com o ar condicionado

Utilizar uma ventoinha com o ar condicionado não só ajuda a soprar o ar frio para todos os cantos e a acelerar o fluxo de ar para tornar todo o espaço mais fresco, como também consome apenas 5-10% da eletricidade utilizada pelo ar condicionado. A ideia é refresque o espaço e depois desligue o AC e utilize a ventoinha para esse fresco estar a circular. Mesmo que ajuste a temperatura do ar condicionado ligeiramente para cima vai poupar nas contas de eletricidade por mês!

Atenção quando está a dormir

Muitas pessoas têm medo de acordar com calor a meio da noite, pelo que baixam a temperatura do ar condicionado antes de se deitarem. De facto, quando dorme, a temperatura do corpo diminui ligeiramente, pelo que não há necessidade de um ar condicionado demasiado frio. Se tiver tempo, pode também considerar definir a hora de desligar o aparelho uma hora antes de acordar. Tudo porque a temperatura ambiente deve ser mantida durante um período de tempo, o suficiente para o manter fresco quando acordar e poupar muito na conta da luz.

Faça a manutenção regular do ar condicionado

Se mantiver o seu aparelho de ar condicionado nas melhores condições, pode reduzir o custo adicional de baixar a temperatura devido a um fluxo de ar bloqueado. Recomenda-se que limpe o filtro de ar e os orifícios de entrada e saída do ar condicionado de duas em duas semanas e que procure um profissional para limpar o ar condicionado e efetuar uma inspeção completa todos os anos para evitar bloqueios e afetar a eficiência.

Utilize aparelhos com inversor

Entre os aparelhos de ar condicionado do tipo split, os aparelhos de ar condicionado com inversor (aparelhos de ar condicionado que podem ajustar automaticamente a frequência de acordo com a temperatura interior) podem reduzir os custos até 40% em comparação com os que estão numa frequência fixa durante todo o ano!

Evite a luz solar direta sobre o aparelho de ar condicionado

Entretanto se o aparelho de ar condicionado estiver num local onde a luz solar direta possa incidir, a temperatura do corpo aumentará e a eficiência de arrefecimento de todo o aparelho de ar condicionado reduz, afetando o consumo de energia. Por conseguinte, recomenda-se que coloque o aparelho de ar condicionado num local mais ventilado, evite a luz solar direta ou a proximidade de outras fontes de calor. Tudo para poupar energia e prolongar a vida útil do aparelho de ar condicionado.

Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também