Mito ou verdade: o ar condicionado causa dor de garganta?

É suposto o ar condicionado tornar a nossa vida mais confortável. Normalmente, funciona. No entanto, há alturas em que o ar condicionado pode provocar um desconforto significativo. Muitas pessoas referem que sentem dores de garganta depois de passarem algum tempo num ambiente com ar condicionado. Mas será isto apenas uma coincidência ou haverá algum fundo de verdade nesta afirmação de que o ar condicionado causa dor de garganta?

A resposta mais curta que podemos dar é sim. O ar condicionado pode causar dores de garganta. Mas atenção porque em alguns casos (ou na maioria) isto deve-se ao facto de unidade de ar condicionado não estar instalada ou funcionar corretamente. No entanto, há alguns aspectos do funcionamento de um ar condicionado que contribuem diretamente para a dor de garganta de algumas pessoas.

Como é que o ar condicionado provoca uma dor de garganta

Se trabalhar num escritório e se queixar aos seus colegas de trabalho que o ar condicionado lhe está a provocar dores de garganta, pode ser ignorado. No entanto, é bastante comum as pessoas sentirem dores de garganta por passarem demasiado tempo num ambiente com ar condicionado. Isto pode dever-se a várias causas potenciais:

  • Doença
  • Ar viciado
  • Poeira e detritos
  • Ar seco

ar condicionado conta da luz, ar condicionado gastar menos, ar condicionado causa dor de garganta

Doenças provocadas pelo ar condicionado

Basicamente, os aparelhos de ar condicionado podem deslocar o ar que outras pessoas respiraram, espalhando bactérias e vírus. Nalguns casos, os aparelhos de ar condicionado podem mesmo fazer crescer bactérias, razão pela qual podem causar a doença do legionário.

Uma dor de garganta é um sintoma comum de muitas doenças, incluindo várias que podem ser propagadas pelo ar condicionado.

Dores de garganta causadas por ar viciado

Outra causa potencial de dor de garganta devido ao ar condicionado é o ar viciado. Tal como no exterior, o ar interior pode estar cheio de contaminantes. Podem ser gases libertados por produtos químicos utilizados no escritório, o perfume de alguém, entre outros. Normalmente, estes gases não existem numa concentração suficientemente elevada para irritar a garganta, mas um aparelho de ar condicionado pode criar ar viciado que os concentra.

Um aparelho de ar condicionado pode ser concebido e colocado de forma a soprar o ar numa determinada área. Nessa parte do escritório, ou noutras partes do escritório, o ar pode concentrar-se e ficar viciado. Outras vezes, as pessoas podem fechar as aberturas exteriores do aparelho de ar condicionado para o ajudar a arrefecer mais eficazmente. Em qualquer dos casos, o ar viciado está cheio de substâncias irritantes que provocam dores de garganta.

ar condicionado

Poeira e detritos do ar condicionado

Um aparelho de ar condicionado pode potencialmente limpar o ar. Tem filtros para retirar o pó e os detritos do ar. No entanto, por vezes, o ar condicionado pode soprar ar sujo, provocando irritação na garganta.

Há várias fontes possíveis de poeira e detritos que estão a ser soprados pelo ar condicionado. Em primeiro lugar, pode ser o próprio filtro. Se não mudar ou limpar o filtro regularmente (dependendo do tipo), pode ficar com um filtro sujo que está a libertar pó e detritos para o ar. Também pode acontecer que o pó se acumule nas aberturas de ventilação utilizadas pelo seu sistema de ar condicionado central. Finalmente, o pó pode vir do próprio ar condicionado, que pode acumular muito pó e detritos na unidade externa ou nas aletas de arrefecimento.

Ar seco

Finalmente, o ar seco pode ser responsável pela sua dor de garganta. A desumidificação vende-se normalmente como um benefício do ar condicionado. É certo que o ar seco pode ser mais fresco a determinadas temperaturas. No entanto, se o ar for demasiado seco, pode secar partes do nosso corpo que devem permanecer húmidas. Isto pode levar a que as narinas fiquem secas ou a uma dor de garganta.

Quanto mais tempo o ar condicionado funcionar, mais seco o ar pode ficar e a probabilidade de dores de garganta aumenta.

Como evitar uma dor de garganta causada pelo ar condicionado

Na maioria dos casos, as dores de garganta relacionadas com o ar condicionado são o resultado de unidades de ar condicionado mal instaladas ou com manutenção deficiente. Outras vezes, estão relacionadas com a forma como se utiliza o ar condicionado. Eis como evitar uma dor de garganta causada pelo ar condicionado.

Instalação correcta

Durante a instalação, o instalador deve certificar-se de que o ar circula corretamente pelo espaço. Se não o fizer, poderá ter de arranjar forma de melhorar a circulação do ar. Isto pode ser tão simples como abrir uma ou duas janelas. Ou pode exigir alterações mais profundas, incluindo a instalação de novas aberturas de ventilação, o que pode ser dispendioso.

Assegurar uma manutenção adequada

Garantir que o seu sistema de ar condicionado recebe a manutenção adequada pode ajudá-lo a evitar muitas causas de dores de garganta. Isto pode reduzir o risco de ficar doente devido à água viciada no ar condicionado e pode protegê-lo de doenças, pó e detritos espalhados por filtros sujos.

A limpeza e manutenção do seu sistema de ar condicionado é uma das coisas mais importantes que pode fazer para se proteger das dores de garganta causadas pelo ar condicionado.

Não ligue o ar condicionado em demasia

Outra forma de se proteger das dores de garganta relacionadas com o ar condicionado é simplesmente não o utilizar tanto. Se está a tornar o ar demasiado frio, está também a torná-lo demasiado seco. Aumente o termóstato para uma temperatura mais quente ou desligue a unidade durante curtos períodos de tempo para deixar o ar voltar a uma humidade mais normal.

Utilizar a ventilação

A maioria dos aparelhos de ar condicionado chegou para poder receber ar do exterior e do interior. Muitas vezes, a saída de ar exterior fecha-se para tornar o ar condicionado mais eficiente e eficaz. No entanto, a entrada de ar fresco do exterior ajuda a evitar problemas com ar viciado e demasiado seco.

Faça pausas regulares no ar condicionado

Entretanto parte do problema do ar condicionado é que muitas pessoas passam o dia inteiro num ambiente com ar condicionado. É isto que faz com que a garganta fique seca e irritada. Se não consegue controlar a temperatura do ar condicionado ou desligá-lo de vez em quando, então tem de sair para respirar ar fresco.

Ao seguir a Leak no Google Notícias está a ajudar-nos. Carregue aqui e depois em seguir.
Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também