Como dissemos no artigo de ontem a falar do Ar-Condicionado, aquecer uma casa, ou pelo menos uma divisão de uma casa, é muito mais fácil do que a arrefecer, sendo exatamente por isso que um sistema a sério capaz de fazer as duas coisas é significativamente mais caro que todas as outras alternativas.
Dito tudo isto, numa altura do ano em que o frio chegou em força, temos muito boa gente a questionar qual é a forma mais fácil, e mais barata, de manter a casa quente nos próximos meses.
Bem, vamos por partes.
Ar-Condicionado? Saiba como aquecer a casa no inverno!
Portanto, como deve imaginar, apesar de ser a forma mais barata de aquecer ou arrefecer uma casa durante o ano, um Ar Condicionado de Ciclo-Inverso é também a alternativa mais cara na altura da aquisição, e mais chata na altura da montagem em casa. Terá de fazer uma balança mental, e pensar se vale a pena fazer um bom investimento no imediato, e depois indo dilui-lo nos próximos anos, ou se é melhor ideia optar por uma alternativa menos pesada.
Pois bem, numa altura de incerteza económica, é provavelmente mais bem pensado optar por uma alternativa simpática na altura da aquisição, e pouco exagerada no consumo. Mas vamos por partes!
Aquecimento! (Do mais barato para o mais caro)
1. Ar Condicionado
Se já tem um ar-condicionado instalado, ou tem orçamento para montar um, temos boas notÃcias. Esta é a melhor alternativa em termos de performance, e também em termos de preço. Os sistemas de ar-condicionado modernos estão muito mais eficientes, e por isso já não pesam tanto na conta de eletricidade.
Para ter ideia, ter um sistema de Ar-Condicionado (Inverso) ligado durante todo o ano, vai custar pouco mais do que ter um aquecedor elétrico durante os 3 meses do inverno. Isto com a vantagem de o poder refrescar durante os meses mais quentes do ano.
Porém, um sistema moderno é caro, e tem o problema da instalação. Ou seja, se tiver um orçamento limitado ou uma casa arrendada, é muito provável que isto nem seja uma alternativa, a não ser que queira optar por um sistema portátil, que acaba por ser muito menos eficiente, e não muito mais barato.
2. Aquecedor a Gás
Esta é a segunda alternativa mais viável em termos de preço. Mas, mais uma vez, é uma alternativa que não dá para todos. Tem o problema do fornecimento de gás, e não é boa ideia instalar um sistema destes em espaço pequenos e fechados como quartos ou casas de banho. Alguns destes sistemas precisam de ventilação para fora da sua casa.
Aquecimento a gás trás riscos de segurança e de saúde.
3. Aquecedor elétrico
Esta não é alternativa mais barata, mas é provavelmente a mais acessÃvel. Ou seja, se a casa não é sua, e se não tem dinheiro suficiente para instalar uma das outras alternativas, esta vai ser quase sempre o caminho a tomar.
Um aquecedor elétrico é extremamente barato na altura da aquisição, existindo alternativas no mercado a menos de 30€ ou 40€. Além disso, pode meter um destes aquecedores onde quiser, sem grandes problemas de segurança.
Porém, no campo da eficiência energética, são a pior alternativa. Se utilizar durante muito tempo, e em várias divisões da casa, vai ver a sua conta a aumentar de forma muito significativa.
- Nota: Gosta daqueles aquecedores elétricos que imitam uma tradicional lareira? Bem, esse tipo de aquecedor vai meter a sua conta bancária a arder.
Vale a pena salientar que a melhor alternativa na questão energética costuma o aquecedor elétrico a óleo. Mas a diferença no preço não é assim tão significativa quanto isso, e tem a desvantagem de ser mais lenta a aquecer.
Para ter noção do custo, um aquecedor elétrico custa 300% mais ao longo da sua utilização, relativamente a um bom sistema de ar condicionado.
Dicas para aumentar a eficiência do aquecimento na sua casa!
A redução dos custos de aquecimento não pode estar limitada apenas ao material que comprou e usa todos os dias. Uma conta elétrica elevada significa quase sempre que o problema está na utilização, e não no material.
Ou seja, se precisa de ligar um aquecedor durante todo o dia, todos os dias, é sinal de que a sua casa não é termicamente eficiente. Por isso, vamos perceber o que pode fazer para melhorar a situação.
1. Isolamento
Se tiver um fraco isolamento, pode perder até 40% do calor que está a gerar. Estamos a falar de quase metade do trabalho do seu AC ou Aquecedor, que está a escapar-lhe entre os dedos. São euros atirados para o lixo.
Deve vedar as correntes de ar, cobrir o chão com tapetes e usar cortinas. São coisas fáceis e baratas de se fazer.
2. Utilize a sua ventoinha de teto ao contrário
As ventoinhas de teto modernas têm um interrutor de inversão, que faz com que as pás girem no sentido dos ponteiros do relógio. Uma vez que o ar quente sobe, isto empurrará o ar quente de volta para o chão.
Também é importante garantir que o calor do seu aquecedor possa circular pela divisão. Entretanto, se estiver a secar roupa dentro de casa, afaste-a do fluxo de ar quente para que o aquecedor possa aquecer a divisão de forma mais eficaz.
3. O sol é de borla!
Os painéis solares são um investimento significativo, mas existem vários apoios à sua compra e manutenção.
4. Comprar Ar Condicionado ou um Aquecedor? Compre na altura certa!
Se está a pensar comprar um qualquer tipo de produto, nunca é boa ideia esperar que esteja um frio de rachar ou um calor abrasador. É nessa altura que a procura aumenta, e como tal, os preços também aumentam.
Tente comprar nos saldos, ou na época baixa.
Receba as notÃcias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!