Com o tempo mais quente é normal que o smartphone comece a aquecer. No entanto há um aquecimento normal e também um aquecimento anormal. O primeiro não fará grande diferença no smartphone, uma vez que eles estão preparados para lidar com o calor. O segundo é uma história completamente diferente. Dito isto vamos dizer-lhe que tipo de aquecimento é normal num smartphone e o que pode fazer para o seu dispositivo ficar mais fresquinho.
Que tipo de aquecimento é normal num smartphone?
Quando um smartphone fica muito quente começa a funcionar de uma forma mais lenta. De facto, em alguns casos, pode desligar-se automaticamente até arrefecer. Isto pode levar-nos a perder uma chamada importante.
Agora é preciso termos em atenção a definição de quente. O que é quente para alguns pode não ser quente para outros.
Uma sensação um pouco mais quente depois de jogar um jogo durante 15 minutos é normal. Mas se o seu smartphone tiver uma aplicação de proteção contra o sobreaquecimento e apresentar um alerta ou se achar que o dispositivo está surpreendentemente quente ao toque, então é importante investigar.
Provavelmente já fechou algumas aplicações ou reiniciou o seu dispositivo para resolver problemas. Talvez até tenhas feito algumas pesquisas na Google. Em caso afirmativo é provável que as respostas tenham sido:
- O brilho do ecrã está muito elevado
- O Wi-Fi está ligado durante muito tempo
- Estivemos a jogar muitos jogos.
O problema é que tudo isto está mais relacionado com smartphones antigos e não com os modernos. É que inclusivamente os atuais até são verdadeiras máquinas de jogo.
Determinadas aplicações mal desenvolvidas podem fazer o smartphone aquecer
De facto, isto é uma das causas mais comuns no aquecimento de um smartphone. Talvez tenha instalado uma nova aplicação que não funciona bem com o seu telemóvel. Talvez uma aplicação que utiliza regularmente tenha sido atualizada e a nova versão esteja a causar o sobreaquecimento do Android.
É verdade que as atualizações automáticas de aplicações são úteis, mas às vezes causam problemas como este. Assim se tem mais ou menos noção de quando é que o problema de aquecimento começou talvez seja interessante perceber se houve alguma atualização recente. Pode também desinstalar a app que está a causar alguma desconfiança.
Muitas filmagens na máxima qualidade
A utilização da câmara de vídeo do smartphone durante períodos prolongados pode provocar um sobreaquecimento do dispositivo. Isto não acontece em todos os casos e normalmente depende de outros fatores:
Resolução selecionada e taxa de frames e o tempo de utilização.
Isto acontece também quando se grava vídeo com a câmara frontal.
Sobreaquecimento e lentidão? Verifique a presença de um vírus
O Malware no seu dispositivo Android pode causar calor excessivo. Afinal, os programadores de malware não estão interessados na saúde do seu dispositivo; só querem os seus dados. Assim o malware pode atingir dispositivos Android através de anúncios maliciosos (malvertising) ou de aplicações falsas da Google Play Store. A partir do momento em que as instalamos os problemas começam. Temos lentidão e claro sobreaquecimento.
A capa está a aquecer o smartphone
As capas em muitos casos podem causar problemas ao smartphone. Assim em alguns casos humidade, noutros calor. Muitas são desenvolvidas em plástico ou contêm uma grande quantidade de plástico. Mesmo as feitas em pele têm o mesmo problema. O smartphone está isolado, mantendo o calor dentro e frio fora.
O smartphone fica a aquecer quando o liga ao carregador? Verifique o cabo
Entretanto outra coisa que pode levar a problemas de sobreaquecimento do smartphone Android é o estado da bateria. O cabo de carregamento também pode causar problemas. O mesmo passa-se com o carregador.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!