Hoje em dia, se quiser ir a algum lado almoçar, jantar, ou pura e simplesmente ter um lanche de sonho, vai utilizar uma das muitas apps de reservas de restaurantes do mercado, onde a mais famosa é o The Fork.
Seja para angariar pontos que mais tarde podem dar acesso a um desconto “em dinheiro”, ou ter acesso a descontos diretos de 30%, 40% ou 50%, esta tem sido a melhor forma de descobrir novos sítios para comer, ou para ter experiências que doutra forma nunca iria conseguir descobrir.
Mas… Como é que tudo isto funciona? Afinal de contas, muitas destas apps não têm uma subscrição Premium.
Vamos por partes.
Como é que apps como o The Fork funcionam!?
Portanto, caso não saiba, o The Fork não está sozinho no mercado.
Aliás, noutras regiões, existe uma outra app tão ou mais popular de seu nome OpenTable. Porém, para ganhar fãs e ultrapassar a concorrência, o TheFork trouxe descontos muito significativos para “cima da mesa”, bem como o sistema de Yums, que basicamente funcionam como um programa de fidelização, em que ganha pontos por reserva, ou por certas acções que faça dentro da plataforma (como convidar mais utilizadores – Recebem 1000 Yums, e você recebe 500 Yums – Se quiser fazer conta e receber 1000 pontos, pode usar o código – 811EF9FF).
Esses mesmos Yums podem ser trocados por dinheiro em refeições nos restaurantes aderentes.
Então, como é que o TheFork faz dinheiro?
É muito simples, tal e qual como o OpenTable, o TheFork ganha uma comissão por cada reserva bem sucedida. Basicamente, quem mantém o TheFork vivo são os restaurantes, e não os subscritores.
Aliás, mesmo quando gasta Yums para ter um desconto de 10€ ou 25€, o restaurante vai receber esse dinheiro de volta. Porém, os descontos de 20%~50% não parecem ser subsidiados pelo TheFork. Existindo um limite diário de reservas com descontos associados. (Esse limite é definido pelo restaurante, existindo um minimo obrigatório.)
No fundo, a restauração nunca fica a perder, porque consegue angariar clientes que muito provavelmente nunca iriam entrar nas suas portas de outra forma. Além disso, mesmo que empregue alguns descontos, se a experiência for boa, é muito provável que aqueles clientes voltem a fazer reservas mais vezes.
Usa este tipo de aplicação? Gosta? Partilhe connosco a sua opinião acerca desta temática.