Aplicações ‘Modded’ ou simplesmente ‘Modificadas’ em bom Português, são algo que apesar de não ser extremamente normal de ver no mundo dos smartphones, tem alguns fãs fieis. Ao fim ao cabo, ao entrar neste mundo, podemos adicionar algumas funcionalidades muito interessantes a vários tipos de aplicações populares como o WhatsApp, Facebook, Instagram, etc… Isto já para não falar das versões dos serviços de streaming como o Spotify e YouTube, que são capazes de nos oferecer a versão ‘Premium’ da aplicação completamente de borla!
Por exemplo, quer ver quem o deixou de seguir no Instagram em tempo real? Existe um ‘mod’ para isso! Quer enviar uma mensagem automática no WhatsApp quando está longe de telemóvel? Também existe um ‘mod’ para isso.
Usa apps ‘modded’ no seu smartphone Android? Será boa ideia?
Em suma, as aplicações modificadas são úteis, e muitas vez até são gratuitas. Contudo, existe sempre um risco associado no uso destas coisasinhas tão interessantes. Por exemplo, no caso do WhatsApp e Spotify, pode ser apanhado e imediatamente banido da plataforma, devido ao facto da modificação da aplicação ser proibida nos termos de uso. Além disso, como deve imaginar, existe sempre um risco de segurança associado… Ao fim ao cabo, ninguém sabe bem quem é o responsável da apk, e de onde esta veio! Isto já para não falar que as atualização dão sempre mais trabalho, visto que vai ter de ir manualmente à procura da nova versão! (Não há Play Store para ninguém neste mundo)
Por isso, a nível da segurança, é sempre boa ideia ver as permissões que a apk necessita para funcionar, e claro, restringir a sua atividade em segundo plano. Além de tudo isto, já sabe que ao usar estas aplicações, vai muito provavelmente encontrar alguns bugs no sistema, devido ao facto de ser código desenvolvido fora do domínio da equipa oficial responsável. É tudo uma questão de perceber se as vantagens valem a pena em relação às desvantagens.
Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!