Durante muitos e longos anos, qualquer aplicação parecia mais rápida, mais fluida, e por vezes, até trazia um maior número de funcionalidades, no sistema operativo iOS, que claro está, dá vida ao iPhone.
Entretanto, ao longo desses mesmo anos, e adaptação das equipas de desenvolvimento ao mercado, esta é uma realidade que se foi modificando, e hoje em dia, poucas são as diferenças. Porém, num esquema geral, parece que a plataforma iOS continua superior ao Android no campo do desenvolvimento, o que resulta quase sempre numa experiência superior no iPhone. Mas porquê?
Apps iOS continuam superiores às apps Android. Porquê?
Portanto, de forma muito resumida, continua a ser muito mais fácil desenvolver para iOS, porque… É um ecossistema muito mais simples e poderoso. Sim, é verdade que a Apple tem agora muitos mais produtos para manter, mas, comparativamente ao ecossistema Android, é uma mão cheia de produtos ao lado de milhares, todos eles diferentes, no lado do Android.
Sim, é a mesma lengalenga de sempre, mas é factual. Não existem dois aparelhos Android iguais no mercado. Isto enquanto, apesar de diferentes, e mesmo que separados por diferentes gerações, existem muitas similaridades entre dois iPhones. Além disso, enquanto todos os smartphones iPhone são pensados para serem um produto poderoso (e caro), no lado do Android a coisa não funciona assim, existindo aparelhos no mercado a 99€, ou a 2000€.
Isto é importante, porque até no Android mais poderoso vamos ver diferenças na performance das Apps, porque para tudo funcionar de forma quase perfeita, tem de existir um maior esforço e dedicação por parte das equipas de desenvolvimento das apps. Algo que infelizmente nem sempre acontece.
Curiosamente, até há quem diga que as apps Google, como é o caso do Google Maps, ou do YouTube, funcionam melhor no iPhone.
Além de tudo isto, é preciso ainda salientar que a forma de navegação no iPhone é a mesma desde 2017. (Altura da chegada do iPhone X ao mercado.) Isto enquanto no Android cada fabricante tem a sua própria forma de fazer as coisas, o que também complica um pouco o trabalho às equipas de desenvolvimento.
Por fim, estatisticamente, é (muito) mais provável que um cliente iOS pague por serviços premium dentro de uma app. Por isso, também vemos um maior esforço das equipas de desenvolvimento de apps no iOS, porque é uma plataforma que dá mais dinheiro.
Antes de mais nada, o que pensa sobre tudo isto? Qual é a melhor plataforma para si? Partilhe connosco a sua opinião na caixa de comentários em baixo.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!