Em Dezembro todo o dinheiro faz falta e assim convém que não tenhamos nenhuma app perigosa instalada no smartphone a tirar-nos dinheiro nem a roubar os nossos dados. É que caso contrário podemos ter um Natal mais amargo. Agora foi lançado o alerta para apps Android que tem mesmo de apagar agora do smartphone.
Alerta: apague já estas apps do seu smartphone Android!
O aviso parte da empresa de segurança informática ThreatFabric que encontrou assim quatro grandes famílias de ameaças que estão a causar danos em todo o mundo. Entretanto, mais de 300 mil pessoas estão em perigo. Isto é realmente um número que dá que falar!
![]()
As ameaças chegam aos smartphones através de várias aplicações que servem apenas como veículo de transporte. Assim conseguem entrar nas lojas sem grande problema. No entanto depois de instaladas nos dispositivos é que descarregam as ameaças. Entretanto o principal alvo delas são os nossos dados bancários e é aqui que coisas podem correr menos mal!

Neste momento não se sabe quantos smartphones estão infectados mas para percebermos esta questão é melhor eliminarmos as apps perigosas que estão no nosso smartphone. Assim para facilitar vamos dar tanto o nome da aplicação como a extensão:
Two Factor Authenticator (package name com.flowdivision)
Protection Guard (com.protectionguard.app)
QR CreatorScanner (com.ready.qrscanner.mix)
Master Scanner Live (com.multifuction.combine.qr)
QR Scanner 2021 (com.qr.code.generate)
QR Scanner (com.qr.barqr.scangen)
PDF Document Scanner – Scan to PDF (com.xaviermuches.docscannerpro2)
Document Scanner (com.docscanverifier.mobile)
PDF Document Scanner Free (com.doscanner.mobile)
CryptoTracker (cryptolistapp.app.com.cryptotracker)
Gym and Fitness Trainer (com.gym.trainer.jeux)
Master Scanner Live (leaf.leave.exchang)
Gym and Fitness Trainer (gesture.enlist.say)
PDF AI: Text Recognizer (com.uykxx.noazg)
QR CreatorScanner (com.cinnamon.equal)
QR CreatorScanner (com.tag.right)
Entretanto uma vez que algumas das apps em questão têm títulos idênticos os nomes dos apk ajudam a distingui-las.
De todas estas apps, as mais perigosas são o Free QR Code Scanner que sozinha levou a mais de 50 mil instalações. Felizmente a Google foi rápida a eliminá-la da Play Store. No entanto, ainda continua instalada em muitos equipamentos.

