Google prepara uma revolução nas apps do Android Auto

Embora esteja a perder utilizadores a verdade é que o Android Auto é uma das plataformas preferidas pelos condutores. É fácil de utilizar e apesar de alguns bugs ocasionais facilita muito a vida de quem anda na estrada e que não quer perder nenhumas informações importantes. Agora tudo vai ficar ainda melhor já que a Google prepara uma revolução nas apps do Android Auto e não só.

Anunciado na edição de 2024 do evento para programadores Google I/O, o programa “Car ready mobile apps” vai finalmente arrancar no próximo mês, abrindo caminho para uma revolução de aplicações no Android Automotive e no Android Auto.

Este programa diz respeito tanto ao Android Automotive como ao Android Auto. No entanto primeiro as novidades vão chegar ao primeiro sistema. O Android Auto juntar-se-á ao programa mais tarde.

Quando isso acontecer, o Android Auto terá direito a uma grande quantidade de aplicações de categorias como vídeo, jogos e browsers.

É melhor utilizar as aplicações móveis ou as versões web?

No que consiste o programa Car Ready Mobile Apps?

O programa “Car ready mobile apps” tem uma abordagem complexa, mas um objetivo simples. O seu objetivo é aumentar o número de aplicações disponíveis no automóvel com pouco ou nenhum trabalho por parte dos seus programadores. O programa visa aplicações nas categorias de vídeo, jogos e browser.

A Google utiliza este programa para determinar quais as aplicações publicadas na Play Store para ecrãs grandes que cumprem os requisitos críticos para serem utilizadas num automóvel. Se cumprirem estes requisitos, as aplicações podem ficar disponíveis no Android Automotive. Tudo sem necessidade de qualquer atualização por parte do programador.

Teoricamente, isto significa que o número de aplicações disponíveis nos automóveis que utilizam o sistema operativo Android Automotive com Google incorporado pode disparar quase de um dia para o outro. O mesmo com o Android Auto desde que o software cumpra os requisitos. A Google foi vista a fazer uma alteração na documentação do programador para revelar que o programa terá início em fevereiro de 2025.

Jogos, browsers e aplicações de vídeo fazem todo o sentido no Android Auto, especialmente em ecrãs de alta resolução. O Android Automotive já oferece este tipo de software, embora o número de aplicações nestas categorias seja extremamente limitado. Os utilizadores podem descarregar apenas dois browsers – o Vivaldi e o Chrome – e o número de aplicações de vídeo é também muito limitado, embora inclua o YouTube.

YouTube clickbait

Vai chegar o suporte para o YouTube

Para os utilizadores do Android Auto, a grande novidade é que, depois de aderir ao programa, a plataforma irá finalmente receber suporte para o YouTube. Assistir a vídeos no carro tem sido um dos principais pedidos no mundo do Android Auto. Embora a Google tenha bloqueado a aplicação até agora, os utilizadores encontraram outras formas de contornar as restrições. O gigante das pesquisas percebeu a mensagem e decidiu agora desbloquear o YouTube e outras aplicações de vídeo no Android Auto. No entanto a visualização de vídeos só será permitida quando o veículo estiver estacionado.

Siga a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal.

Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!

Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também