Apps Adobe vão funcionar melhor nos chipsets Qualcomm

É verdade que todos os holofotes estiveram virados para o processador Snapdragon 8 Gen 2 e sobretudo para os elementos técnicos. No entanto, houve outras informações importantes reveladas no evento Snapdragon Technology Summit 2022. Dito isto, esta empresa também revelou dois novos chips de áudio, um chipset para óculos de realidade aumentada e uma nova marca (Oryon) para processadores destinados a computadores de secretária. No entanto para além de tudo isto há uma boa notícia que junta a Qualcomm e a Adobe.

Apps Adobe vão funcionar melhor nos chipsets Qualcomm

Durante o evento, a empresa revelou que tem colaborado com a Adobe para trazer funcionalidades melhoradas e exclusivas a computadores portáteis, smartphones e tablets que utilizam processadores Qualcomm Snapdragon. Dito isto, as aplicações Adobe Acrobat e Adobe Fresco em breve serão executadas de forma nativa em dispositivos Windows com chipsets ARM da Qualcomm. Estas aplicações chegarão algures em 2023. Entretanto e apesar do Adobe Photoshop e do Adobe Lightroom funcionam de forma nativa na plataforma ARM ainda vão ficar melhores no futuro.

Para além disso a Qualcomm também está a trabalhar com a Adobe para melhorar o desempenho em projetos XR em computadores portáteis utilizando os seus chipsets ARM e via Adobe Aero. Ou seja, a plataforma para a construção de experiências de Realidade Aumentada. O seu objetivo é oferecer aos criativos mais formas de criar conteúdo. Além disso, o motor de IA da Adobe (Adobe Sensei) trabalhará em breve no motor de IA dentro dos processadores da Qualcomm. Deste modo vai trazer funcionalidades avançadas como remoção de fundo automática, melhoria de cores e super-resolução.

Lembro que no caso do novo processador da Qualcomm, além da nova arrumação de núcleos, o elemento mais poderoso do core é agora um Cortex-X3 em vez de um Cortex-X2, isto significa que no pico de performance, este SoC é agora capaz de um nível de performance 35% superior, ao mesmo tempo que é 40% mais eficiente.

Pode ler mais sobre ele aqui.

Ao seguir a Leak no Google Notícias está a ajudar-nos. Carregue aqui e depois em seguir.
Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também