Sempre fez sentido, para muitos utilizadores, ter uma câmera no smartwatch. Para quê? Bem, para a possibilidade de fazer chamadas de vídeo a partir deste pequeno aparelho.
Porém, salvo raras exceções, de fabricantes menos conhecidas, ainda não é algo comum de se ver no mercado. A única exceção notável, de uma grande fabricante a apostar num design deste tipo, é curiosamente a Samsung, que meteu um sensor de 1.9MP no primeiro Galaxy Watch, em 2014. (Mas, caso não se lembre, o Apple Watch rapidamente ganhou mais popularidade, graças ao seu software superior, e claro, a fraca performance do sensor do relógio da ‘Sammy’.)
Mas, existe desenvolvimento nesse sentido! Até a Apple sabe que isto pode ser uma boa ideia, e por isso mesmo, já tem algumas patentes para no futuro tentar lançar um smartwatch com uma câmera embebida. Quando vai ser? Ninguém sabe. Mas é seguramente uma questão de tempo.
Apple Watch: Vamos ter câmera! (Mais tarde ou mais cedo)
Portanto, a Apple registou uma nova patente, para um novo sistema de câmera para o Apple Watch. Como funciona? Bem, parece permitir a instalação, e remoção, de um add-on para o efeito.
Ou seja, um esforço para garantir que o design do Apple Watch continua minimalista, e apelativo a todos os consumidores, ao mesmo tempo que a fabricante é capaz de adicionar novas funcionalidades.
Porém, nada garante que isto vá para produção, e chegue ao mercado. Visto que esta não é de todo a primeira patente que a Apple regista para a implementação de uma câmera num smartwatch.
Afinal, em 2019, a Apple também registou uma patente com uma câmera rotativa, que poderia servir para videochamada, e também para tirar fotos da mesma exata forma que tiramos fotos no smartphone. Vale também a pena relembrar da patente da Apple, com uma câmera escondida debaixo do ecrã do smartwatch, que é uma ideia mais interessante, mas obviamente ainda longe da realidade, tal é a perda de qualidade de imagem com o sensor de baixo de um painel OLED.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!