O Apple Watch Series 6 aperfeiçoou muitas das funcionalidades do seu antecessor. Afinal de contas, tem um ecrã “Always On” mais brilhante, um processador mais potente, carregamento mais rápido e ainda dois novos tons de cor para escolher.
No entanto a característica que achei mais interessante foi o novo sensor de medição da saturação de oxigénio no sangue (também conhecido como SpO2), que irá funcionar com um simples toque no ecrã.
Apple Watch Series 6: Rastreio de SpO2 ainda na fase inicial?
Portanto, este sensor pode detetar níveis de oxigénio no sangue 24h sob 24h. No entanto ainda não pode ser utilizado como dispositivo médico. Então para que serve?
Caso não saiba este sensor é bastante útil! Especialmente nesta época de pandemia, visto que com o mesmo podemos verificar os nossos níveis de oxigénio ao primeiro sinal de tosse, o que nos poderá ajudar a procurar ajuda medica caso necessário.
Além disso, também é muito útil para quem pratica vários tipos de desporto ou precisa de manter alguma condição física.
Dito tudo isto, os sensores SpO2 já existem há muito tempo em equipamento concorrente, alguns até de baixo custo! Por isso, não é de todo uma grande novidade. Ainda assim, a Apple é sempre um pouco mais perfeita nas suas implementações, daí ser uma grande novidade no novo Watch da marca.
No entanto, ao contrário da funcionalidade ECG no Apple Watch, que foi experimentado, testado e apurado pela Food and Drug Administration dos EUA. Juntamente com as notificações irregulares do ritmo cardíaco. O SpO2 no Apple Watch ainda parece estar na sua fase inicial.
Assim, por enquanto, de acordo com a própria Apple, a funcionalidade deve ser usada apenas para fins de bem-estar e não como um dispositivo médico. O que claro está, significa que terá de pegar nos resultados com um grão de sal e não deve utilizar os seus resultados para rastrear qualquer tipo de doença ou outro tipo de condição.
Mas pode haver outras vantagens de tê-lo sempre no seu pulso!
Tal como um oxímetro de pulso, o Série 6 usa luz vermelha e infravermelha no seu novo sensor para determinar a percentagem de oxigénio no sangue. Mas em vez de iluminar a luz através da ponta dos dedos, usa a luz para refletir o pulso dos vasos sanguíneos para determinar os níveis de oxigénio baseados na cor do seu sangue!
Entretanto, vamos esperar para ver se esta funcionalidade vai ser melhorada. Ou quem sabe, se até pode vir a receber aprovação médica!
Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!