Apple Watch com sensor de impressão digital? Sim! Mas não…

Se porventura for como eu, odeia com o mais puro dos ódios, meter códigos de autenticação no seu smartwatch, para fazer pagamentos, ou simplesmente entrar no sistema operativo do relógio inteligente. Seria obviamente muito mais simples fazer autenticação pelo smartphone, ou claro, ter um qualquer sensor de autenticação biométrica no próprio relógio.

Pois bem, a Apple sabe que meter códigos é… Bem… Parvo… Num ecrã destas dimensões. Sendo exatamente por isto que a gigante Norte-Americana tem algumas patentes registadas para contrariar esta forma de fazer as coisas. A mais curiosa destas, é mesmo aquela que indica o uso de um sensor de impressão digital no próprio relógio. Teria interesse nisto?

Eu teria com toda a certeza, mas vamos ser completamente honestos. A probabilidade disto acontecer, é baixíssima, pelo menos nos próximos anos.

Apple Watch com sensor de impressão digital? Sim! Mas não…

Portanto, ao que tudo indica, além de um ecrã um pouco maior, uns toques no design, e a implementação de um sensor capaz de aferir a temperatura corporal, a nova gama Apple Watch Series 8 não inovar por aí além. Sendo exatamente por isso que o SoC que vai dar vida à nova gama de relógios inteligentes da Apple é exatamente o mesmo do ano passado.

No entanto, se acha que a Apple está a dormir, e não se está a esforçar atrás de portas para trazer inovações para o seu super popular relógio inteligente… Está muito enganado.

Afinal de contas, muito recentemente, a Apple viu uma patente ser aprovada, que por sua vez poderá significar a implementação de um sensor de impressão digital no botão lateral do seu relógio smart. Um botão, que hoje em dia já é utilizado para pagamentos, por isso, ver o sensor integrado no mesmo exato botão, para uma autenticação rápida e eficiente, seria uma ideia puramente genial.

No entanto, apesar de todas as potencialidades, a verdade é que os especialistas e entusiastas não estão à espera de ver algo deste tipo, nos relógios da Apple, num futuro próximo.

É que caso não saiba, a Apple passa a sua vida a registar patentes. O que é bom! O problema é que a grande maioria nunca dá nada. Aliás, esta nem é a primeira vez que vemos uma patente a apontar para o uso do famoso Touch ID no Apple Watch. Curiosamente, a primeira vez que vimos algo do tipo, ainda nem sabíamos o que era COVID.

Dito tudo isto, na minha opinião, a Apple vai avançar para o sensor de impressão digital, quando se sentir ameaçada no mundo dos relógios inteligentes. O que claro está… Também não está para breve. Especialmente se o Pixel Watch da Google for uma desilusão, quando for finalmente lançado no final do ano.

 

Siga a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal.

Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!

Nuno Miguel Oliveira
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Leia também