O divórcio da Apple com a Intel não significa apenas o problema de perda de um cliente gigantesco para a gigante dos microprocessador… Nada disso! O problema aqui é mesmo a performance por Watt dos processadores baseados na arquitetura ARM que a Apple anda a desenhar! Algo que ameaça os planos da Intel, mas também os da AMD.
Afinal de contas, consumindo apenas um terço da energia daquilo que um processador Intel precisa, a Apple é capaz de igualar ou ultrapassar a performance da agora rival.
Apple Mac mini ARM consome apenas um terço em comparação à oferta da Intel!
Portanto, de forma bem curiosa, a Apple meteu durante o dia de ontem, novas informações relativas ao Mac mini M1 (ARM). Onde a mais interessante é mesmo o consumo máximo da máquina, que se encontra nos 39W. Um número incrível, mas que ao mesmo tempo está bastante longe daquilo que as reviews independentes mostraram. (Nas reviews o número era mais baixo!)
Ainda assim, apesar do número mais alto que o esperado, o novo Mac mini gasta menos de um terço daquilo que o Mac Mini baseado em processadores Intel gasta no mundo real. Afinal de contas, enquanto o novo ‘mini’ gasta 6W em IDLE e 39W em Peak, o antigo Mac Mini precisava de 19.9W em IDLE e 122W em Peak.
Isto representa um problema muito grave para a AMD e para a Intel…
Ao fim ao cabo, mesmo em situações em que os novos processadores ARM da Apple perdem, estão a perder a gastar uma fração da energia que os rivais necessitam para funcionar.
E verdade seja dita, não são assim tantas as situações em que a Apple perde para a Intel ou AMD… Algo super curioso, visto que este é o primeiro processador ARM para computadores Mac. Ou seja, a coisa não vai ficar mais fácil para a Intel e AMD nos próximos tempos!
Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!