Como já noticiámos há alguns dias atrás, o iOS 17.5 tem um dos bugs mais estranhos, e que mais potencial tem para meter a Apple em maus lençóis. Afinal de contas, muitos são os utilizadores que se têm queixado de um erro que parece provocar a “ressureição” de fotos apagadas, algumas destas com vários anos em cima.
Uma situação grave, porque as fotos podem aparecer num qualquer iPhone que tenha passado à sua mãe, pai, irmão, sobrinho, ou talvez mais grave, pessoas a quem tenha vendido o seu telemóvel em uma qualquer plataforma de venda de artigos em segunda-mão como é o caso do OLX ou Facebook Marketplace.
As suas fotos podem estar nas mãos de perfeitos desconhecidos! Como é que isto acontece?
Apple viola privacidade dos utilizadores? Regresso das fotos é suspeito!
Portanto, segundo relatos muito recentes, estas fotos podem aparecer mesmo que o aparelho (iPhone ou iPad) tenham sido completamente formatado, e como tal, nem sequer tenham vestígios do antigo utilizador. Isto é uma gigantesca violação de privacidade, que acaba por levantar uma série de questões importantes!
Caso não saiba, quando apaga algo em um qualquer dispositivo baseado em memória flash, os dados continuam presentes nos chips de memória. Isto porque a memória Flash tem ciclos finitos de escrita, e desta forma é possível aproveitar o ciclo máxima de vida dos chips. Assim, em vez de apagar no imediato, a ligação que o reencaminha para o ficheiro é “partida”, e o espaço é assinalado como disponível. (A ideia é escrever por cima!)
Por outro lado, se o problema não estiver no sistema de ficheiros… Isto pode significar que a Apple tem dados dos utilizadores armazenados nos seus servidores.
Seja como for, trata-se de uma enorme violação da privacidade! Uma vez que as suas fotografias (ou vídeos) podem acabar nas mãos de um qualquer estranho. Resta agora saber como a empresa está a tentar resolver o problema.
Por enquanto, a Apple ainda não falou sobre o assunto de forma oficial.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!