Apple vai voltar a mudar estratégia com o iPhone 16

Apesar da aproximação no design entre os modelos Pro e não Pro do iPhone 15, que tornou os modelos iPhone 15 e iPhone 15 Plus mais apetecíveis, a realidade é que ainda existe uma grande diferença no poder de processamento, devido ao uso do SoC mais recente, mais eficiente e mais poderoso apenas nos modelos Pro, isto enquanto os modelos mais baratos ficam pelo SoC do ano anterior.

Pois bem, devido aos problemas do atual SoC A17 Pro que dá vida ao iPhone 15 Pro e iPhone 15 Pro Max, é muito provável que a Apple se veja obrigada a mudar essa estratégia já no próximo ano. Ainda nada está confirmado e decidido a 100%, mas apesar de faltar quase 1 ano para o lançamento da nova gama de smartphones Apple iPhone, a verdade é que esta não é a primeira vez que ouvimos falar do assunto.

Apple vai voltar a mudar estratégia com o iPhone 16! Diferença na performance é para esquecer

carregar o iPhone 15, iPhone 14 Pro Max para iPhone 15 Pro Max, android iphones carregar, porta usb-c iphone 15, android iphones carregar

Portanto, devido aos problemas de yields e de sobreaquecimento dos recentemente anunciados e lançados processadores Apple A17 Pro, tudo indica que a Apple vai preferir usar um processo diferente para dar origem a um processador A18 Bionic capaz de servir de base a todos os iPhone 16 lançados em 2024.

Mais concretamente, a Apple vai dar o salto para a menos complexo e mais barata linha de produção N3E, para produzir estes novos processadores. Sim, continnua a ser uma linha de produção de 3nm, mas com um potencial de performance um pouco mais baixo (2~3%).

Dito isto, talvez seja ambicioso dizer que a performance vai ser igual em todos os iPhone 16. Acredito que a Apple vai continuar a diferenciar o processador entre os modelos Pro e não Pro. Como? Muito provavelmente com o lançamento de um SoC A18 Pro para os modelos Pro, e um SoC A18 Bionic para os modelos não Pro. Quais são as diferenças? Bem, menos núcleos de processamento no CPU e GPU, menos memória RAM, e provavelmente frequências mais baixas.

Entretanto, vale a pena dizer que ainda estamos a mais ou menos um ano do anúncio e posterior lançamento do iPhone 16. Como tal, leve isto como aquilo que é, ou seja, um leak/rumor.

Ao seguir a Leak no Google Notícias está a ajudar-nos. Carregue aqui e depois em seguir.
Nuno Miguel Oliveira
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Leia também