Era esperado que a Apple fosse a primeira grande fabricante de produtos mobile do mercado, a apostar em chips de 3nm já em 2022. No entanto, ao que tudo indica, a TSMC não vai conseguir cumprir os prazos estipulados, e como tal, a Apple está agora obrigada a adiar vários lançamentos, ou então, a adaptar várias famílias de produtos a um processo menos avançado, provavelmente o de 4nm.
- iPhone 13: Esqueça o Touch ID! Face ID vai funcionar com máscara
- Samsung está a começar a perder a corrida para a TSMC
Apple com adiamentos? Culpa é da TSMC
Portanto, a Apple apostou forte e feio no processo de 5nm em 2020 e 2021, como podemos ver pela família de smartphones iPhone 12, mas também pelos simplesmente espetaculares SoCs M1, que dão vida a vários computadores e tablets da gigante Norte Americana.
Por isso… Consegue imaginar um sucessor ao M1, tendo como base um processo muito mais poderoso, e várias melhorias arquiteturais? Seria simplesmente brutal!
No entanto, vamos ter de esperar mais algum tempo por essa possibilidade, visto que os 3nm da TSMC estão atrasados, o que poderá obrigar a Apple a apostar forte e feio nos 4nm, em 2022.
Em suma, a tecnologia que deveria servir de base para o SoC A16 Bionic (iPhone 14), e SoC M2, foi adiada. O que é basicamente um chuto nas canelas da Apple, no que ao planeamento de lançamento de produtos diz respeito.
Entretanto, como a Apple quase nunca é apanhada com as calças na mão, já foi assegurada uma grande parte da quota de produção das linhas de 4nm. Que deverão começar a produzir em massa algures no fim deste ano. Mas, por enquanto, ainda existe alguma esperança que pelo menos alguns produtos possam ser baseados nas linhas de 3nm, como o iPhone 14. Tudo irá depender da forma como a TSMC lidar com este atraso.
Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Será isto um rude golpe nos planos da Apple? Ou vai fazer uma diferença muito pequena no grande esquema da gigante da maçã trincada? É realmente incrível a forma como a empresa se adaptou a uma dificuldade deste tipo. Com tão pouco tempo de aviso. Entretanto, partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!