Como já dissemos várias vezes ao longo dos últimos anos, a Apple está a desenvolver aparelhos dobráveis para o seu ecossistema de produtos mobile. Porém, ao contrário de muitas das fabricantes Android do mercado, a verdade é que a Apple não tem a mesma confiança, e por isso também não tem a mesma vontade fazer gigantescas apostas neste mundo sem ter provas que vai ter sucesso.
Sendo exatamente por isso que o seu primeiro dobrável não vai ser um iPhone, vai sim ser um iPad. Uma boa ideia, porque desta forma é possível mater 2 coelhos de uma cajadada só. Afinal de contas, a gama de tablets iPad precisa de uma renovação!
Apple vai lançar um dobrável em 2026. Vai ser um iPad Mini!
Portanto, ao que tudo indica, a Apple está a considerar lançar o seu primeiro dobrável sob a forma de um dispositivo de 7 a 8 polegadas que poderá vir a substituir o iPad mini de 8,3 polegadas que tão bem conhecemos.
Este novo aparelho deve chegar ao mercado entre 2025 e 2027, dependendo muito da forma como o mercado responde aos tablets iPad da Apple nos próximos meses. Um plano de lançamento interessante! Porém, acaba por demonstrar uma Apple ainda muito pouco convencida sobre o potencial sucesso de um smartphone ou tablet baseado num design dobrável.
Ainda assim, a verdade é que tanto a Samsung como a LG já andam a enviar amostras de painéis dobráveis com os tamanhos que a Apple quer. Isto pelo menos desde o ano passado.
Curiosamente, diz-se que a Apple, a Samsung Display e a LG Display têm “ideias diferentes” sobre a forma como o painel deve funcionar num produto Apple. Estima-se que a diferença de opinião entre a durabilidade e a fiabilidade do produto seja a causa da “guerra” entre marcas.
Entretanto, como plano “backup”, a Apple também está a trabalhar num aparelho especial, também ele baseado num ecrã dobrável. Porém, aqui estamos a falar de um ecrã OLED bastante maior, com cerca de 20 a 21 polegadas de tamanho.