Apple vai finalmente abrir o seu ecossistema!? Chocante!

Há alguns dias atrás, falámos do Jailbreak, ou seja, algo que no passado teve uma grande popularidade no mundo Apple, porque… Tentava abrir um pouco o ecossistema, de forma a que este atingisse um potencial ainda mais alto. Afinal, caso não saiba, normalmente, num iPhone, não é possível instalar apps de fora como é possível no mundo Android.

É uma forma de garantir que o ecossistema permanece seguro, mas é também algo que limita a utilização dos consumidores. Por isso, a partir de 2024, a Apple vai ser obrigada a permitir a instalação de mais plataformas de download de apps.

Apple vai finalmente abrir o seu ecossistema!? Chocante!

iphone 14

Portanto, a Apple adora manter o seu ecossistema fechado, protegido, e completamente debaixo do seu controlo. Mas, isso vai ter de mudar num futuro que já não está assim tão longe quanto isso.

Tudo graças ao DMA (Digital Markets Act), que já entrou em ação no passado mês de Novembro, mas que deve ficar completamente ativo apenas no início de 2024. Aliás, ao que tudo indica, a equipa de desenvolvimento da Apple já está a trabalhar em novas formas de abrir a plataformas, sem comprometer a segurança, e fiabilidade do iOS.

A Apple não está satisfeita com as mudanças!

A gigante Norte-Americana está neste momento a utilizar uma grande parte dos seus recursos, em algo que vai contra a sua própria forma de agir e fazer as coisas. Afinal, a Apple andou anos, mais de uma década, a anular todas as tentativas de instalação de apps fora do seu controlo.

Por isso, esta capacidade de “sideload” apenas deverá aparecer nos iPhone Europeus. (Nas restantes regiões não existe ainda legislação a obrigar a Apple a fazer algo similar.)

Curiosamente, isto também parece significar que a Apple vai ter de abrir o iMessage ao mundo Android. Apenas ainda não sabemos como.

Ao seguir a Leak no Google Notícias está a ajudar-nos. Carregue aqui e depois em seguir.
Nuno Miguel Oliveira
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Leia também