Apple vai dizer que o USB-C foi escolha e não obrigação

Como deve saber, todos os novos smartphones da geração iPhone 15 vão chegar ao mercado com uma entrada USB-C em vez da tradicional Lightning. Uma diferença muito importante, porque vai permitir finalmente utilizar o mesmo cabo para tudo, ou pelo menos quase tudo.

Algo que, como deve saber, se deve às regulamentações da União Europeia. Mas, a Apple nunca vai admitir isso!

Apple vai dizer que o USB-C foi escolha e não obrigação

Como deve imaginar, ninguém gosta de ser forçado a nada, e talvez mais importante que isso, ninguém gosta de admitir que foi obrigado a fazer alguma coisa.

A Apple está presente nestes dois grupos, ao ser obrigada a finalmente mudar a entrada Lightning para USB-C, o que por sua vez já começou a ser apresentado como uma novidade importante da nova gama de smartphones. Aliás, até já começou a aparecer em artigos como uma das justificações para o aumento de preço da nova gama de aparelhos iOS.

Mas, na apresentação do próximo dia 12 de Setembro, tudo indica que esta mudança vai ser apontada como uma ideia própria! Ou seja, a Apple não vai admitir que foi uma adaptação da estratégia devido a fatores externos.

Aliás, caso não saiba, a Comissão Europeia aprovou finalmente a regulamentação em 2023. Depois de anos e anos a andar para trás e para a frente, ao mesmo tempo que lidava com as queixas da Apple.

Sim, é verdade que a Apple podia esperar por 2024 para implementar estas mudanças que têm como base o USB-C. Mas até isso é uma estratégia!

Estratégia? Sim! A Apple sempre ganhou muito dinheiro na venda de cabos e ademais periféricos baseados no padrão Lightning. Sendo algo que, se possível, a gigante Norte-Americana quer manter para os próximos tempos.

É exatamente por isso que apesar do uso de cabos USB-C na nova geração de aparelhos, a Apple quer aproveitar o ano de 2023 para implementar chips de autenticação e assim garantir que os consumidores continuam a utilizar produtos licenciados Apple, em vez de utilizar o que já têm em casa, ou pura e simplesmente comprarem coisas mais baratas “na net”.

Chips de autenticação? Sim, a Apple está a planear limitar as velocidades de carregamento, ou velocidades de transferência de ficheiros, caso não uso produtos certificados pela própria.

Claro que em 2024 isso começa a ser “proibido”. Mas, ao lançar tudo em 2023, a Apple vai conseguir passar a sua estratégia para a cabeça dos consumidores, para que estes prefiram sempre produtos certificados, e não apenas algo “banal”.

É engraçado não é? Como as coisas funcionam no mundo da tecnologia. Entretanto, partilhe connosco a sua opinião na caixa de comentários em baixo.

Siga a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal.

Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!

Nuno Miguel Oliveira
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Leia também