Não é novidade para ninguém que a Apple investe forte e feio nas linhas da produção da TSMC. Tudo de forma a ter acesso à tecnologia mais recente, mais poderosa, e mais eficiente do mercado. É uma excelente forma de ficar à frente de todas as rivais diretas. Mas… Reservar a totalidade da produção de 3nm? Isso é uma novidade!
Apple + TSMC: Toda a produção de 3nm está reservada!
Portanto, naquilo que é muito provavelmente uma grande aposta para continuar à frente da concorrência, a Apple parece ter conseguido garantir a totalidade da produção de 3nm da TSMC única e exclusivamente para si, que diga-se de passagem, é um processo extremamente caro. Mais concretamente para os seus processadores mobile A17 Bionic e M3.
O primeiro (A17 Bionic), vai dar vida aos novos iPhone 15 Pro e iPhone 15 Pro Max, isto enquanto o M3 vai dar vida a toda uma nova geração de portáteis MacBook e MacBook Pro. Enquanto o iPhone 15 deve chegar ao mercado em Setembro, os novos portáteis devem fazer das suas apenas em Outubro~Novembro.
Porém, apesar de tudo isto, a TSMC já tem um outro processo mais ‘mainstream’ a caminho do mercado (N3E), onde podemos encontrar a Qualcomm e MediaTek na fila da frente, à espera, com muito entusiasmo.
Quanto ao processo de 3nm, é esperado um aumento de eficiência energética de mais ou menos 35%, face aos atuais 4nm, bem como um ganho de performance significativo, mas ainda desconhecido.
Curiosamente, enquanto a Apple esgota os 3nm da TSMC, e mete todas as rivais à espera do que vem a seguir, a Samsung continua a tentar melhorar a produção do seu processo de 3nm GAA, de forma a roubar alguma clientela à TSMC… Porém… Parece que a coisa não está a resultar muito bem.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!