Apple só aproveita metade dos chips de 3nm da TSMC

Muito foi dito acerca do gigantesco investimento da Apple nas linhas de 3nm da TSMC. Afinal de contas, neste momento, a Apple é a única com acesso aos chips mais avançados, mais poderosos, e mais eficientes do planeta. Mas… Nem tudo são rosas!

Afinal de contas, apesar de estar a produzir em grandes quantidades, grande parte daquilo que sai das linhas de 3nm da TSMC vai diretamente para o lixo. Tudo porque não está de acordo com as regras e requisitos de qualidade da Apple.

Mais concretamente, a Apple só aproveita 55% dos chips que saem das linhas de 3nm da TSMC. Aliás, só aproveita, e só paga o que aproveita. A TSMC está a perder dinheiro com o acordo que fez com a gigante Apple.

Apple só aproveita metade dos chips de 3nm da TSMC

Portanto, as coisas estão a correr um pouco mal no início do ciclo de vida dos 3nm da TSMC. Por isso, a gigante da produção de semicondutores nem está a pedir o preço real da produção, recebendo “apenas” o dinheiro unitário de cada chip funcional de 3nm.

Ou seja, apesar do facto de a TSMC estar neste momento a produzir qualquer coisa como 100 mil chips por mês, a Apple só está a pagar por 55 mil do total de chips produzidos.

Ou seja, a Apple só está a pagar pelos chips que realmente funcionam.

7nm, tsmc, chip, chips

Entretanto, a TSMC tem planos para melhorar esta percentagem, para pelo menos chegar aos requisitos mínimos do contrato assinado com a Apple. Caso não saiba, existe uma percentagem mínima de 70% chips funcionais. Assim que a TSMC chegar a este número, a Apple é obrigada a pagar pela totalidade da produção, que ao que tudo indica, será de 17 mil dólares por waffer. Esta meta deverá ser alcançada no primeiro trimestre de 2024.

É também provavelmente devido a este valor agressivo por waffer que a Apple está a planear abandonar a atual linha de 3nm. Para adotar o processo N3E em 2024. Linhas de produção quase tão boas, mas significativamente mais baratas.

Ainda assim, é muito provável que pelo menos as primeiras unidades dos próximos iPhone 15 Pro e iPhone 15 Pro Max sejam baseados apenas e só no SoC A17 Bionic de 3nm, produzidos nas atuais linhas. Os restantes produtos baseados em chips de 3nm é que já podem vir com chips das linhas N3E, e possivelmente com menos performance. Resta saber se a Apple está a ter problemas de stock por parte da TSMC para cumprir os seus objetivos de lançamento.

Ao seguir a Leak no Google Notícias está a ajudar-nos. Carregue aqui e depois em seguir.
Nuno Miguel Oliveira
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Leia também