Apple reservou os 3nm e a Intel ficou a ver navios!

Como noticiámos durante o dia de ontem, a Apple foi capaz de reservar a totalidade dos produtos que vão sair das linhas de 3nm nos próximos tempos, o que claro está, foi uma facada para os planos de muitas outras fabricantes, onde podemos incluir a Qualcomm, a MediaTek, e claro, a Intel.

Aliás, enquanto a Qualcomm e MediaTek estão agora à espera do outro processo de 3nm (3NE), que deverá ser mais mainstream, a Intel parece ter mesmo adiado um dos seus lançamentos mais interessantes para 2025.

Apple reservou os 3nm e a Intel ficou a ver navios!

Portanto, ao que tudo indica, a Intel decidiu pegar na ocasião e adiar todas as encomendas para o final de 2024, o que claro está, significa que o lançamento dos seus processadores ‘Arrow Lake’ (Core 15000) vai igualmente ser adiado, mas para 2025.

Sim, caso não saiba, a componente gráfica destes processadores iria ficar a cargo do processo de 3nm da TSMC. Mas como não há capacidade de produção, e como a Intel está apostada em baixar o ritmo de lançamentos… Vai tudo ser adiado para daqui a muito, talvez demasiado, tempo.

Afinal de contas, como dissemos em cima, estas encomendas parecem adiadas para o último trimestre de 2024. O que claro está, implica que qualquer lançamento baseado nestes componentes de 3nm terá de acontecer no início de 2025 (1º ou 2º trimestre).

Uma decisão estranha, que ainda não fazemos muito bem ideia daquilo que poderá significar. Afinal, a Intel está a apostar forte e feio nas suas próprias linhas de produção. Por isso, talvez a estratégia esteja novamente a mudar. Como? Bem, pode agora passar por abandonar as cada vez mais requisitas, e extremamente caras linhas da TSMC, para usar as suas próprias linhas.

Ao seguir a Leak no Google Notícias está a ajudar-nos. Carregue aqui e depois em seguir.
Nuno Miguel Oliveira
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Leia também