Como deve imaginar, com tanto iPhone nas ruas, é obviamente importante para a Google continuar como o motor de busca padrão do mundo iOS. Porém, a Apple também tem noção do dinheiro que dá a ganhar à sua rival, e como tal, tentou arranjar um plano para retirar a Google da equação.
Existiram mesmo planos, em 2020, para adquirir o Bing, o motor de busca da Microsoft. Mas, a coisa acabou por correr mal. Vamos perceber porquê?
Apple quis comprar o Bing em 2020. Mas ficou pelo Google
Pois, como já deve ter percebido, estas informações chegam-nos às mãos graças ao processo em tribunal que mete a FTC contra a Microsoft. Sim, a Microsoft quis mesmo adquirir o Bing à Microsoft, e existiram mesmo reuniões com esse mesmo objetivo. Se a coisa tivesse ido em frente, a Apple iria cancelar o acordo atual que tem com a Google, e claro, o mundo das pesquisas na Internet iria mudar para todo o sempre. (Caso não saiba, a Google paga bom dinheiro à Apple para ser o motor de busca padrão do iPhone. Dinheiro bem gasto, porque o iPhone é cada vez mais o padrão do mercado!)
Quais foram as razões para tudo falhar? Bem, o Bing é um motor de busca menos conhecido, com uma quota de mercado muito menor, mas nem por isso com exigências mais baixas. A Apple teria de comprar a tecnologia, e depois teria de a manter. Uma brincadeira que não seria nada barata, e iria dar muito mais trabalho, especialmente quando comparativamente à atual situação de puro lucro que a Apple goza com a Google. (A Google paga 19 mil milhões de dólares por ano à Apple!)
O Bing nunca ganhou força desde que a Microsoft o apresentou em 2009. Como deve imaginar, por boas razões.
O Bing tem vindo a melhorar ao longo dos últimos anos, ainda assim, é inegável que o ecossistema Google é muito mais interessante, e claro, que o motor de busca da gigante é muito mais eficiente e assertivo em cada pesquisa feita.
Para perceber a diferença de mercado, apesar do facto de o Bing ser o segundo motor de busca mais popular do planeta, apenas conta com 3.02% das pesquisas atuais, isto enquanto o Google domina com quase 92% do mercado.
Como deve imaginar, a Apple aproveitou esta situação para melhorar a sua posição negocial com a Google, o que por sua vez resultou num aumento do pagamento anual.
Receba as notÃcias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!