Apple quer um iPhone dobrável com ecrã E-Ink

A Apple está prestes a lançar os seus novos iPhone 14, no entanto, apesar das muitas mudanças no design, e óbvias expetativas para o lançamento, a verdade é que os fãs do mundo iOS já começam a desesperar por algo um pouco diferente, um pouco à imagem daquilo que acontece no mundo Android, nomeadamente no lado da Samsung, Oppo e Xiaomi, que continuam a apostar em designs muito fora do normal, para outros casos de uso um pouco diferentes.

Mas calma! A Apple é uma daquelas fabricantes, que tenta fazer as coisas sempre pela ‘certa’. Ou seja, só lança algo, quando está realmente satisfeita com o seu conceito, e tecnologia que lhe dá vida. Afinal de contas, é óbvio que a gigante Norte-Americana já tem vários protótipos de um iPhone dobrável em desenvolvimento, e pelos vistos, uma destas versões, aproveita ao máximo um tipo de ecrã bastante interessante.

Apple quer um iPhone dobrável com ecrã E-Ink

Portanto, segundo o sempre fiável analista Ming-Chi Kuo, a Apple está a testar um ecrã E-Ink (EPD), para servir a missão de ecrã secundário em novos aparelhos.

Como é óbvio, devido às suas limitações, o E-Ink nunca poderia ser utilizado como ecrã principal num smartphone. Mas, apresenta muitas outras vantagens, que podem abrir as portas a outros caso de uso neste tipo de aparelho.

Dito tudo isto, a Apple até pode estar a testar a tecnologia, para mais que um aparelho. Afinal, o analista Ross Young disse em Fevereiro que a Apple está a trabalhar num híbrido iPad/MacBook, por isso, estes testes podem servir para dois produtos muito parecidos, mas ao mesmo tempo, vastamente diferentes.

Quais são as vantagens do E-Ink?

O E-Ink é extremamente popular no mundo dos eReaders, porque não só conta com um excelente contraste, como também é um ecrã extremamente eficiente. Visto que só gasta bateria, quando tem de atualizar o que está a acontecer no ecrã. Desta forma, o ecrã E-Ink pode apresentar uma imagem, como uma página de um livro, ou uma imagem, a gastar 0 de bateria.

Além de tudo isto, é uma tecnologia que está a evoluir de uma forma simplesmente incrível, especialmente quando olhamos para a versão mais recente, o ePaper: E Ink Gallery 3, que além de todas as vantagens inerentes à tecnologia, é agora capaz de alcançar uma gama de cores muito maior, uma maior resolução (300 PPI), e conta com tempos de atualização bastante mais rápidos.

Mas o que é realmente importante no meio disto tudo, é mesmo a poupança de bateria!

O E-Ink é uma tecnologia brutal se o seu foco é reduzir o consumo de Bateria. Sendo perfeito para estar sempre ligado, mostrar notificações, ou vários outros tipos de informação, a gastar virtualmente… Nada. Pode ver como funciona em baixo.

Como disse em cima, isto serviria sempre como um ecrã secundário, e nunca como principal. Mas seria algo realmente muito inteligente, e que poderia abrir outros usos para o dobrável, ou portátil híbrido, da Apple.

 

Ao seguir a Leak no Google Notícias está a ajudar-nos. Carregue aqui e depois em seguir.
Nuno Miguel Oliveira
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Leia também