No passado recente, existia uma diferença muito significativa entre o hardware que dá vida a um computador portátil, e a um tablet. Mas nos tempos que correm? Especialmente no ecossistema de produtos Apple? Nem por isso!
Afinal, já temos vários iPads a ter como base o SoC M1, ou variantes deste processador, e claro, a tendência é que a aproximação entre o hardware da gigante Norte-Americana continue a acontecer nos próximos tempos, em toda a sua gama de produtos.
Aliás, não me admiraria nada, que os Apple A Bionic desaparecessem, para a Apple também começar a implementar os seus M1, M1X, M2, etc… No iPhone.
Afinal de contas, em 2022, já é esperado que a Apple fique agarrada aos 5nm nos processadores do iPhone 14, enquanto os processadores para portáteis e tablets já passam para os 3nm. O que é estranho…
- iPhone 14 vs iPhone 14 Pro: As diferenças vão ser muitas!
- iPhone 14: O preço vai ser chocante! Está pronto?
Muito resumidamente, será que faz sentido continuar duas linhas de desenvolvimento concorrentes, quando ambas são tão parecidas?
Em suma, como já deve ter imaginado, esta aproximação vai eventualmente resultar numa fusão entre o iPad e o MacBook.
Ou seja, dentro de muito em breve, o iPad vai transformar-se, sendo capaz de manter as suas propriedades de tablet em algumas situações, ao mesmo tempo que é capaz de se transformar num portátil digno desse nome, noutras.
Sendo exatamente por isso, que há algumas semanas atrás, a Apple registou uma nova patente de um teclado para o iPad Pro, que basicamente abre as portas ao MacOS no iPad.
Contudo, como isto não vai acontecer para já… A evolução continua no iPad OS! De forma a que este Sistema Operativo seja capaz de dar mais ferramentas, aos utilizadores mais exigentes, e mais produtos.
Apple quer transformar o iPad num MacBook!
Portanto, com a WWDC 2022 prestes a começar, já temos várias expetativas ao redor do novo iOS, mas também do novo iPadOS. Aliás, em 2022, é muito provável que as atenções fiquem mais centradas no Sistema Operativo dos tablets da Apple, visto que vamos ter algumas novidades, capazes de levar uma experiência mais própria de um portátil, ao iPad.
O que vai mudar?
Bem, atualmente, o iPad já suporta um tipo de multitasking, que por sua vez permite a utilização de até 3 aplicações em simultâneo, lado-a-lado. No entanto, como deve imaginar, comparativamente a um portátil Windows ou macOS, isto não é nada. Por isso, com o iPadOS 16, vamos ter algumas melhorias neste campo, com a possibilidade de abrir mais apps, de mudar o tamanho das janelas, e de novas maneiras de mudar de tarefa em tempo real. Muito resumidamente, um sistema muito similar ao que podemos encontrar nos portáteis MacBook.
Claro, que até existir um anúncio, tudo isto são ‘leaks’ e rumores… Mas verdade seja dita, faz todo o sentido!
Receba as notÃcias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!