Verdade seja dita, os preços do mercado atual de smartphones são um autêntico exagero muito por culpa da Apple, visto que foi esta a primeira fabricante a quebrar a barreira dos 1000$ (1179€ em Portugal) com o iPhone X em 2017.
Mas como deve imaginar, os tempos mudam, especialmente agora que temos uma pandemia a destruir a economia mundial… Por isso, as fabricantes de smartphones estão agora a dar atenção aos segmentos de mercado de gama média e gama baixa. E claro, a Apple é uma destas fabricantes, basta olhar para o lançamento do iPhone SE 2020 há algumas semanas atrás.
Contudo, o iPhone SE 2020 não foi o primeiro esforço ‘budget’ da Apple, visto que o iPhone Xr de 2018 e iPhone 11 de 2019 também são uma prova desta mundaça de estratégia!
Sim, o iPhone SE 2020 foi um regressar da marca ao mercado de gama média, ao oferecer um aparelho significativamente mais barato que a restante gama, ao mesmo tempo que é capaz de fazer tudo ou quase tudo o que os modelos mais apetrechados são capazes de oferecer aos utilizadores.
No entanto, não nos podemos esquecer do iPhone Xr de 2018 que chegou a custar 749$, e mais recentemente, do iPhone 11 lançado em Setembro de 2019, que cortou ainda mais neste preço ao custar ‘apenas’ 699$. Pois bem, parece que a versão base do iPhone 12 vai ser ainda mais barata, ao custar 550$, segundo os mais recentes rumores.
Em suma, a Apple quer lançar cinco versões do iPhone 12, para chegar a todas as carteiras possÃveis e imaginárias. Ou seja, pela primeira vez em muitos anos, o iPhone não vai ser um simples smartphone ‘super premium’, existindo uma versão com o design mais atual para a gama média, gama média/alta, gama alta e gama super premium.
Estes são os modelos esperados, todos eles com ecrã OLED:
- (Base) iPhone 12 4G com ecrã de 5.4” – 550$
- (Base 5G) iPhone 12 5G com ecrã de 5.4” – 650$
- (Modelo intermédio) iPhone 12 Plus 5G com ecrã de 6.1” – 750$
- (Premium) iPhone 12 Pro com ecrã de 6.1” – 999$
- (Super Premium) iPhone 12 Pro Max com ecrã de 6.7” – 1099$
Isto é tudo muito estranho, sendo uma gama gigantesca de iPhones, quando a Apple sempre se orgulhou de ter uma linha de produtos simples e direta. Por isso, não me admiraria nada que alguns destes aparelhos ficassem limitados a algumas regiões do globo.
Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.
Receba as notÃcias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!