Já não é novidade para ninguém que a Apple anda a desenvolver o seu próprio modem 5G há vários anos, de forma a ganhar alguma independência no design e construção dos seus próprios smartphones. A ideia é também finalmente dizer adeus à Qualcomm, uma empresa que ainda vai buscar muito e bom dinheiro à sua parceira Apple, tal é a quantidade de modems que ainda fornece.
Pois bem, este esforço no lado do modem não é novo, e verdade seja dita, mesmo após a aquisição do departamento da Intel, as coisas não têm corrido nada bem para a Apple. Mas, quando a vontade é muita, e os recursos são quase infinitos, eventualmente, as coisas chegam a bom porto.
Ao que tudo indica, a Apple tem finalmente modems prontos a implementar.
Apple quer fazer tudo e decidir tudo. Qualcomm treme!
Portanto, a Apple está a desenvolver os seus próprios modems 5G para se tornar independente da Qualcomm. Sendo agora muito provável que os chips sejam introduzidos já no próximo ano com o lançamento da linha iPhone 17. Aliás, existe até a possibilidade de o primeiro modem da Apple fazer já parte de um lançamento no inÃcio de 2025, na forma do iPhone SE 4.
Curiosamente, esta deve ser a real razão pela qual o iPhone SE 4 apareceu do nada como um lançamento interessante, mais focado no preço, apesar de partilhar muito do design e hardware com a restante gama iPhone 16. A Apple quer testar o seu novo modem, para depois fazer as afinações necessárias.
Porém, não é esperado que a Qualcomm seja completamente encostada já em 2025 ou 2026. A Apple tenciona implementar o seu modem 5G no iPhone SE 4, e depois no iPhone 17 Slim. A restante gama deve continuar a contar com um modem Qualcomm. Vai ser gradual!
Ainda assim, isto é grave para a Qualcomm! Que normalmente tem cerca de 20% das suas receitas a chegar da Apple, cerca de 7~8 mil milhões de euros anuais.
Receba as notÃcias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!