Apple quer dinheiro pela IA. Mas… Não é agora!

Como deve saber, uma das grandes novidades do iOS 18, e como consequência disso mesmo dos novos iPhone 16, é a presença do motor de Inteligência Artificial denominado de Apple Intelligence.

Sim, é verdade que toda esta IA está atrasada, e como tal, não vai chegar a tempo do lançamento dos novos iPhone 16. Ainda assim, isso não anula a realidade, que é… Esta é mesmo uma grande aposta da Apple! Por isso, no futuro, pode vir a dar origem a uma fonte de lucratividade pura e simplesmente incrível.

Afinal, a Apple já está a planear criar um plano de subscrição, para retirar alguma rentabilidade ao investimento que anda a fazer.

Porém, ao contrário daquilo que a Samsung anda a fazer, a Apple perceber que este ainda não é o momento de pedir dinheiro aos seus consumidores. Isto por uma funcionalidade que ainda não provou absolutamente nada no mundo mobile. Sim, a Apple quer, e vai muito provavelmente pedir dinheiro pela “novidade”.

Mas, só quando achar que é a altura certa. O que pelos vistos, deve acontecer apenas em 2027.

Apple quer dinheiro pela IA. Mas… Não é agora!

apple, inteligente

Portanto, ainda se lembra daquelas palavrinhas pequeninas nos slides de apresentação dos Galaxy S24, e Galaxy Z Flip/Fold 6, onde se poderia ler que o Galaxy AI seria gratuito até 2025. O que claro está, rapidamente passou a mensagem de que a Samsung estava a planear criar um plano de subscrição, onde teria de ser necessário pagar, todos os meses, para ter acesso à grande maioria das funcionalidades inteligentes deste motor IA?

Pois bem, essa ideia não foi muito bem recebida pelo público. Não porque não faz sentido pedir dinheiro, porque até faz, especialmente no lado da Samsung que tem 99% da sua computação a ser feita em servidores caríssimos. O problema está no facto de ainda ser demasiado cedo para pedir dinheiro pelo serviço.

apple

A Apple reconhece isso, e apesar dos muitos rumores a apontar para um plano de subscrição similar ao da Google e Samsung, as coisas não vão acontecer para já. A Apple quer, e na realidade precisa, de tempo para desenvolver as suas funcionalidades, fazer com que os utilizadores se habituem às mesmas, para depois começar a fechar portas.

Parece feio? Bem, é feio! Mas, é assim que se faz negócio.

Os utilizadores precisam de perceber para que serve a IA no seu smartphone. Depois dessa missão bem sucedida, já vai ser possível fazer outras brincadeiras, e claro, arranjar uma nova fonte de receitas.

Antes de mais nada, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião acerca deste tema na caixa de comentários em baixo.

Ao seguir a Leak no Google Notícias está a ajudar-nos. Carregue aqui e depois em seguir.
Nuno Miguel Oliveira
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Leia também