Nunca pensei que isto fosse acontecer, mas… A Apple está mesmo a planear deixar de lançar um iPhone todo os anos! De forma a não passar por uma outra situação similar à atual com o iPhone 16.
Porquê?
Já não existe espaço para grandes evoluções ano após ano, e como tal, as fabricantes começam a ter alguma dificuldade em justificar uma cadência de apenas um ano entre grandes lançamentos.
Além disso, os consumidores também começam a mostrar um outro nível de exigência, ao mesmo tempo que os smartphones continuam a encarecer, aparentemente só porque sim. É preciso mudar a forma de fazer as coisas.
Mas, de forma muito curiosa, a Apple nem é a primeira fabricante a tomar esta decisão. A Nothing fez exatamente isso em 2024, ao preferir adiar o lançamento do seu Nothing Phone (3), para quando o novo sistema operativo estivesse finalizado.
- Nothing Phone (3): Quando chega ao mercado!?
- Smartphones: Guerra dos SoC oferece topo de gama a 520€!
Apple quer deixar de lançar o iPhone todos os anos!
Portanto, antes de mais nada, é preciso refletir um pouco sobre o tema e ter a noção que nada disto é oficial. São leaks e rumores.
Ainda assim, é uma ideia que pode ter alguma lógica. Afinal, está cada vez mais complexo, e mais caro, desenvolver produtos que têm de ser lançados todos os anos.
O iPhone não apresenta uma evolução realmente notável desde o iPhone 13, e ao que tudo indica, além de algumas melhorias ligeiras, e de um modelo que vai tentar renovar o design geral daquilo que é um smartphone Apple, a tendência é exatamente esta para os próximos anos.
É uma ideia com vantagens, e claro, desvantagens!
Imagine que a Apple, e claro, se a gigante Norte-Americana quiser mesmo avançar com isto, é muito provável que o restante mercado vá atrás dessa mesma ideia… Decide mesmo acabar com o lançamento anual do iPhone, para lançar apenas e só quando existe alguma inovação técnica apelativa, no lado do hardware, ou algo realmente interessante para mostrar no lado do software.
Isto significa que aquilo que estamos a viver agora, ou seja, um iPhone 16 completamente igual ao do ano passado, que tem na IA a sua grande novidade… Mas que não tem ainda acesso à funcionalidade porque ela ainda não está pronta… Não voltaria a acontecer!
A Apple podia lançar o iPhone em uma outra altura qualquer, quase como se fosse uma surpresa.
Porém, isto também tem uma parte má. Primeiro, imagine que quer comprar um novo iPhone, mas o atual já tem 2 anos de mercado. Vai esperar? Ou vai optar por um outro produto mais recente no lado Android da coisa? Ou, na loucura, imagine que decide comprar este mesmo iPhone já com alguns anos em cima… Qual vai ser o seu preço? O mesmo de lançamento?
Como é que a Apple, que tem no iPhone o seu produto mais importante, pode continuar a crescer com o fim dos lançamentos anuais?
Antes de mais nada, partilhe connosco a sua opinião na caixa de comentários em baixo.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!