O regresso em força da Huawei com a sua gama de smartphones Mate 60, no ano passado, acabou por mudar um pouco o paradigma para a Apple em territórios Asiáticos, especialmente na China.
Sendo exatamente por isso que a Apple foi obrigada a fazer grandes descontos em 2024, e ao que tudo indica, está novamente a entrar nesse caminho no início de 2025.
Apple precisa de descontos. Mas… Só na China!
Portanto, pode achar que o mercado Europeu é mais endinheirado que o Chinês, e como tal, acaba sempre por dar mais dinheiro, porque se foca muito mais nas gamas altas. Mas… Estaria completamente enganado!
Só a China tem cerca de 1.4 mil milhões de potenciais consumidores, isto enquanto todo o continente Europeu anda à volta dos 700 milhões.
A China tem o dobro de potenciais consumidores! Além disso, como os smartphones, na sua grande maioria, são produzidos/montados dentro do território Chinês. Também são significativamente mais baratos, e como tal, o foco deste território também está muito em cima das gamas mais altas.
O volume de vendas que o mercado Chinês é capaz de oferecer às marcas é um quase absurdo.
- Nota: É exatamente por isto que ainda temos muitas fabricantes a lançar smartphones primeiro na China, e só depois nas restantes regiões.
Em suma, a China é extremamente valiosa para a Apple.
Mas, como o sentimento à volta do iPhone 16 não é de todo muito positivo, com a grande maioria dos consumidores a achar que esta gama mais recente é uma simples cópia do iPhone 15 do ano passado, a realidade é que o mercado Chinês está a dar maiores níveis de importância às suas próprias fabricantes, onde podemos incluir a Huawei, mas também a Honor, a Oppo, a Vivo, e também a Xiaomi.
Para contrariar tudo isto, a Apple viu-se obrigada a iniciar uma campanha promocional que se deverá estender do dia 4 até ao dia 7 de Janeiro. Os descontos aparecem em toda a sua gama de produtos, chegando até aos 100€.
Em suma, como a China é o maior mercado em termos de volume, a Apple precisa de aumentar as suas vendas como precisa de pão para a boca. Caso contrário, os números vão aparecer um pouco abaixo do esperado no próximo relatório de contas. É uma pena que isto não aconteça por cá!
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!