Apple: o adeus à porta Lightning em todos os produtos

Uns gostam, outros nem tanto. No entanto, quem quer utilizar a maioria dos dispositivos tem mesmo de se render à porta Lightning. Já existe há quase dez anos e começa a ficar um pouco parada no tempo. Ora recentemente ouvimos dizer que a Apple já poderia estar a testar iPhones com portas USB Tipo-C. No entanto, novas informações afirmam que ela pode desaparecer também de novos produtos, incluindo AirPods, acessórios Magic e MagSafe Battery Packs. Esta mudança pode acontecer num futuro próximo. Ou seja, tornando todos os produtos Apple compatíveis com a norma universal: USB Tipo-C. Será mesmo o fim da porta Lightning em todos os produtos Apple?

Apple: o adeus à porta Lightning em todos os produtos

É verdade que para além da integração desta porta, também se falou do lançamento de um iPhone sem qualquer porta de carregamento. No entanto, de acordo com o analista Ming-Chi Kuo, a Apple ainda não está pronta para lançar iPhones sem porta. Apesar das tecnologias Wireless já estarem muito evoluídas ainda não são bem o mesmo. Como tal, a presença de uma porta é mesmo necessária.

Apple porta lightning

No seu tweet, Kuo também revela que a empresa pode estar a planear substituir a porta proprietária em vários produtos. Neles incluem-se AirPods, Magic Keyboard/Trackpad/Mouse e MagSafe Battery Pack. Se esta alteração acontecer, os utilizadores poderão carregar a maioria (se não todos) os dispositivos Apple através do mesmo cabo USB Tipo-C. Isto também torna fácil pedirmos carregadores emprestados uns dos outros sem estarmos preocupados com a marca.

Embora nem todos fiquem contentes com isto, a adoção de uma porta USB-C em todos os equipamentos vai facilitar e muito a vida dos utilizadores. Especialmente quando precisarem de um carregador e não tiverem nenhum da Apple por perto.

Entretanto o que acham disto? Preferiam continuar com a porta lightning ou estão contentes com a mudança para USB Tipo-C?

Ao seguir a Leak no Google Notícias está a ajudar-nos. Carregue aqui e depois em seguir.
Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também