Desde que abandonou a Intel para apostar em processadores de design próprio, que a Apple anda a investir muitos e bons milhões de euros em capacidade de produção nas linhas mais poderosas e mais eficientes da indústria. O que claro está, significa uma parceria de luxo com a TSMC de Taiwan.
É exatamente por isto que a Apple tem uma quase exclusividade do processo de 3nm, e pelos vistos, é também por isto que a Apple já está a reservar a totalidade da produção das futuras linhas de 2nm da TSMC.
Pois bem, alguns rumores apontam para o uso destas mesmas linhas nos próximos processadores M4.
Apple pode apostar nos 2nm mais cedo que o esperado!
A Apple será, seguramente, uma das primeiras clientes da TSMC para o seu novo nó de produção de 2nm, também conhecido como N2. Afinal, além de ser lógico, o site sul-coreano gammaburst já encontrou algumas provas disso mesmo no LinkedIn, depois de percorrer os perfis em busca de fugas de informação tecnológica não intencionais.
Mais concretamente, um engenheiro da Apple confirmou ter trabalhado em projectos de chips de 2nm no seu perfil. Curiosamente, esse mesmo funcionário também trabalhou nos projetos que deram origem aos designs de 5nm e 3nm da TSMC.
Dito tudo isto, o salto para os 2nm não é de todo uma novidade, especialmente porque o novo processo da TSMC promete uma melhoria de 10 a 15% no desempnho por watt relativamente ao atual processo de 3nm em utilização pela Apple.
O que pode ser uma novidade, é a rapidez com que o novo salto geracional pode ser feito!
Visto que alguns rumores apontam para um uso deste novo processo de produção já na próxima geração de computadores Mac, por sua vez equipados com processadores M4.
- Nota: Honestamente, acho isto pouco expectável! Especialmente porque a Apple tem preferido utilizar os mais recentes processos de produção no iPhone, e não nos seus portáteis.
Porém, depois de todas as dificuldades que os 3nm trouxeram para o inÃcio do ciclo de vida do iPhone 15 Pro e iPhone 15 Pro Max… É possÃvel que a Apple prefira mudar a sua estratégia! Isto de forma a “testar” os novos processadores em produtos com menor volume, como é o caso dos portáteis MacBook.
Isto também atiraria os portáteis Mac para outros nÃveis de importância e inovação. Algo importante, especialmente nesta altura em que este tipo de produto não parece ser capaz de voar das prateleiras.
Ainda assim, continuo a achar isto altamente improvável! Os 3nm ainda deverão durar mais algum tempo no mercado como o processo mais poderoso e eficiente.
Antes de mais nada, partilhe connosco a sua opinião na caixa de comentários em baixo.
Receba as notÃcias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!